Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21321
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GabrielNavesDaSilva_tcc.pdf3,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Open FluidSim : uma ferramenta multiplataforma para sistemas hidráulicos e pneumáticos
Autor(es): Silva, Gabriel Naves da
Orientador(es): Fadel, Aida Alves
Assunto: Circuitos hidráulicos
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: Jul-2018
Data de publicação: 5-Fev-2019
Referência: SILVA, Gabriel Naves da. Open FluidSim: uma ferramenta multiplataforma para sistemas hidráulicos e pneumáticos. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O estudo de sistemas hidráulicos e pneumáticos é requisito para os alunos de Engenharia Mecatrônica da Universidade de Brasília. Entretanto, não existe atualmente nenhuma ferramenta de edição e simulação de circuitos hidráulicos e pneumáticos que seja livre e multiplataforma. Existem soluções educacionais proprietárias, mas para os indivíduos não vinculados a instituições de ensino com acesso a tais ferramentas não há nenhuma alternativa. Esse trabalho propõe o desenvolvimento da primeira ferramenta livre e multiplataforma de simulação de sistemas hidráulicos e pneumáticos, o Open FluidSim. Foi criada uma interface gráfica unificada para todas as plataformas, e a verificação do funcionamento dos algoritmos de simulação criados foi feita por meio de análise do comportamento em simulação dos elementos fluidos em um conjunto de circuitos de teste. Foi possível modelar todos os circuitos de teste no software desenvolvido. No que diz respeito ao comportamento em simulação, simplificações nos algoritmos de simulação dos elementos fluidos resultaram em um comportamento diferente do previsto para um dos seis circuitos de teste.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons