Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2128
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DulceVicentinadeSousa.pdf407,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As contribuições da educação física para o processo de inclusão no ensino regular
Autor(es): Souza, Dulce Vicentina de
Orientador(es): Oliveira, Rosania Aparecida Stoco de
Assunto: Educação inclusiva
Crianças com deficiência - educação física
Professores de educação física
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 4-Nov-2011
Referência: SOUZA, Dulce Vicentina de. As contribuições da educação física para o processo de inclusão no ensino regular. 2011. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A Educação Física pode ser uma aliada na educação inclusiva, uma vez que é uma disciplina socializadora, que prioriza o movimento corporal, a melhora da autoestima e da confiança dos indivíduos em seu corpo e contribui na superação de suas limitações. O presente estudo teve por objetivo estudar as contribuições do profissional de educação física no processo de inclusão escolar no ensino regular. A Fundamentação Teórica foi embasada em autores como Lunardi (2001), Rodrigues (2003), Leandro, (2002), LDB (1996), PCN (1998), Silva, Júnior e Araújo (2008), Soler (2009), Coelho (2010), Brotto (2001), entre outros. A pesquisa teve cunho qualitativo. Para coleta de dados foram utilizados como instrumentos dois questionários, compostos por questões abertas. A amostra foi constituída de 02 participantes, professores de uma instituição de ensino municipal da cidade de Ipatinga MG, sendo um professor de Educação Física e o outro o professor regente de turma. Os informantes eram do sexo feminino e possuíam experiência na área da Educação Escolar Inclusiva. Os resultados do trabalho apontaram que de forma geral a Educação Física tem contribuído significamente para o processo de inclusão escolar, uma vez que é uma disciplina socializadora e capaz de melhorar padrões de movimentos motores e psicomotores dos alunos. Os resultados apontaram também que uma das dificuldades encontradas pelos professores na inclusão educacional foram a falta de materiais adequados para trabalhar com os alunos com N.E.E e a falta de espaços físicos com acessibilidade, principalmente rampas e corrimão nos espaços coletivos da escola. Em relação a formação continuada dos professores os mesmos disseram que a Rede Municipal tem buscado sempre oferecer capacitações para os professores de todas as áreas, inclusive para os professores de Educação Física. Assim, podemos concluir que a Educação Física pode ser um grande colaborador no processo de inclusão escolar, desde que o profissional tenha condições de trabalhar e fazer constantes capacitações e valorização de seu trabalho.
Informações adicionais: Monografia (Especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons