Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Rosania Aparecida Stoco de | - |
dc.contributor.author | Souza, Dulce Vicentina de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Dulce Vicentina de. As contribuições da educação física para o processo de inclusão no ensino regular. 2011. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (Especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | A Educação Física pode ser uma aliada na educação inclusiva, uma vez que é uma disciplina socializadora, que prioriza o movimento corporal, a melhora da autoestima e da confiança dos indivíduos em seu corpo e contribui na superação de suas limitações. O presente estudo teve por objetivo estudar as contribuições do profissional de educação física no processo de inclusão escolar no ensino regular. A Fundamentação Teórica foi embasada em autores como Lunardi (2001), Rodrigues (2003), Leandro, (2002), LDB (1996), PCN (1998), Silva, Júnior e Araújo (2008), Soler (2009), Coelho (2010), Brotto (2001), entre outros. A pesquisa teve cunho qualitativo. Para coleta de dados foram utilizados como instrumentos dois questionários, compostos por questões abertas. A amostra foi constituída de 02 participantes, professores de uma instituição de ensino municipal da cidade de Ipatinga MG, sendo um professor de Educação Física e o outro o professor regente de turma. Os informantes eram do sexo feminino e possuíam experiência na área da Educação Escolar Inclusiva. Os resultados do trabalho apontaram que de forma geral a Educação Física tem contribuído significamente para o processo de inclusão escolar, uma vez que é uma disciplina socializadora e capaz de melhorar padrões de movimentos motores e psicomotores dos alunos. Os resultados apontaram também que uma das dificuldades encontradas pelos professores na inclusão educacional foram a falta de materiais adequados para trabalhar com os alunos com N.E.E e a falta de espaços físicos com acessibilidade, principalmente rampas e corrimão nos espaços coletivos da escola. Em relação a formação continuada dos professores os mesmos disseram que a Rede Municipal tem buscado sempre oferecer capacitações para os professores de todas as áreas, inclusive para os professores de Educação Física. Assim, podemos concluir que a Educação Física pode ser um grande colaborador no processo de inclusão escolar, desde que o profissional tenha condições de trabalhar e fazer constantes capacitações e valorização de seu trabalho. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Crianças com deficiência - educação física | en |
dc.subject.keyword | Professores de educação física | en |
dc.title | As contribuições da educação física para o processo de inclusão no ensino regular | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2011-11-04T14:47:12Z | - |
dc.date.available | 2011-11-04T14:47:12Z | - |
dc.date.issued | 2011-11-04T14:47:12Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2128 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2128 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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