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Título: A importância e influência do lúdico sobre o desenvolvimento de alunos com paralisia cerebral
Autor(es): Gomes, Ivete de Araujo
Orientador(es): Pinto, Lílian Meire de Oliveira
Assunto: Paralisia cerebral nas crianças
Cognição
Atividades lúdicas
Educação especial
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 31-Out-2011
Referência: GOMES, Ivete de Araujo. A importância e influência do lúdico sobre o desenvolvimento de alunos com paralisia cerebral. 2011. 47 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo teve por finalidade analisar os benefícios do lúdico para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-afetivo de crianças com Paralisia Cerebral, de acordo com as idéias e opiniões dos profissionais de uma entidade que atende essas crianças. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação do participante e entrevistas com o uso de questionários. Os profissionais que fizeram parte da pesquisa foram: Equipe multidisciplinar de duas Fisioterapeutas (equoterapia), Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, Pedagoga, Arte Educadora e professor de Educação Física. Os resultados mostraram que a maioria dos profissionais e entrevistados fundamentam suas estratégias de intervenções desenvolvendo atividades lúdicas. Conclui-se que o profissional independentemente de sua área de atuação deve proporcionar através da utilização de atividades lúdicas o desenvolvimento integral da criança, em todos os seus aspectos, possibilitando que as mesmas alcancem níveis mais elevados de desenvolvimento e assim possam usufruir o máximo de suas potencialidades.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2125
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