Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2125
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IvetedeAraujoGomes.pdf426,92 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPinto, Lílian Meire de Oliveira-
dc.contributor.authorGomes, Ivete de Araujo-
dc.identifier.citationGOMES, Ivete de Araujo. A importância e influência do lúdico sobre o desenvolvimento de alunos com paralisia cerebral. 2011. 47 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO presente estudo teve por finalidade analisar os benefícios do lúdico para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-afetivo de crianças com Paralisia Cerebral, de acordo com as idéias e opiniões dos profissionais de uma entidade que atende essas crianças. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação do participante e entrevistas com o uso de questionários. Os profissionais que fizeram parte da pesquisa foram: Equipe multidisciplinar de duas Fisioterapeutas (equoterapia), Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, Pedagoga, Arte Educadora e professor de Educação Física. Os resultados mostraram que a maioria dos profissionais e entrevistados fundamentam suas estratégias de intervenções desenvolvendo atividades lúdicas. Conclui-se que o profissional independentemente de sua área de atuação deve proporcionar através da utilização de atividades lúdicas o desenvolvimento integral da criança, em todos os seus aspectos, possibilitando que as mesmas alcancem níveis mais elevados de desenvolvimento e assim possam usufruir o máximo de suas potencialidades.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordParalisia cerebral nas criançasen
dc.subject.keywordCogniçãoen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.titleA importância e influência do lúdico sobre o desenvolvimento de alunos com paralisia cerebralen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-10-31T10:04:51Z-
dc.date.available2011-10-31T10:04:51Z-
dc.date.issued2011-10-31T10:04:51Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2125-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2125-
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons