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Título: As reformas políticas pós-constituição de 1988 : perspectivas e desafios da representação políticopartidária no Brasil
Autor(es): Duarte, Alana Alves
Orientador(es): Fleischer, David Verge
Assunto: Reforma política
Partidos políticos
Democracia
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 21-Jan-2019
Referência: DUARTE, Alana Alves. As reformas políticas pós-constituição de 1988: perspectivas e desafios da representação políticopartidária no Brasil. 2018. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar os elementos normativos que fomentam e ocasionam a debilidade democrático-representativa do sistema partidário brasileiro, tendo como panorama geral o tratamento jurídico-constitucional dispensado aos partidos políticos durante toda a história destas associações sui generis no país e as sucessivas propostas de reforma política pós-Constituição de 1988, especificamente a reforma mais recente aprovada pelo Legislativo: a Proposta de Emenda à Constituição nº 282 de 2016, promulgada enquanto Emenda Constitucional nº 97 de 2017. A relevância do tema se justifica em razão do atual quadro de crise das agremiações partidárias e, por conseguinte, do sistema político brasileiro como um todo. O país tem atualmente, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 35 partidos registrados, 73 em processo de formação e 25 com representação na Câmara dos Deputados. O descrédito nos partidos políticos atinge 8 em cada 10 brasileiros e o apartidarismo é cada vez mais uma bandeira levantada pela população. Dados estes que evidenciam o baixo grau de cristalização das estruturas partidárias e o cenário confuso que é apresentado ao eleitor que, consequentemente, tornam mais difícil a ratio essendi dos partidos e, por sua vez, da própria organização do processo político. O sistema partidário e político brasileiro ainda trazem em si muito do paradigma liberal e reproduzem a visão valorativa das lideranças individuais em detrimento dos partidos políticos, produzindo reiteradamente uma lacuna na representatividade do seu sistema democrático. Ao investigar as tensões sociais e a formação do Estado brasileiro juntamente com a análise das normas eleitorais, os resultados obtidos por este trabalho possibilitarão averiguar como as alterações feitas na legislação eleitoral e partidária e os fatores históricos produziram a configuração específica do sistema de partidos que o país possui hoje e como isto tem condicionado a possibilidade do Brasil alcançar um sistema mais democrático e representativo por meio da aprovação de uma reforma política que não somente diga representar o novo enquanto se justapõe ao velho.
Abstract: This paper intends to identify the normative elements responsible for the growing absence of democratic representation in the Brazilian party system. In order to do so, we have considered the legal and constitutional treatments given to political parties all throughout the history of these sui generis associations. We have also studied the successive proposals of political reforms dating after the 1988 Constitution – namely the last reform approved by the Legislative Branch: the Proposed Constitutional Amendment (PEC, in the Portuguese acronym) No. 282 of 2016, enacted as Constitutional Amendment No. 97 of 2017. The reason why this theme is so relevant lies in the party association crisis the country is currently experiencing, which leads to a crisis in our political system as whole. According to recent Superior Electoral Court information, there are in Brazil 35 registered parties, 73 in the process of formation, and another 25 represented in the Chamber of Deputies. Eight in every ten Brazilians claim to distrust the political parties and Nonpartisanship attracts more followers every day. These numbers confirm how unstable the party structures are and how confuse is the scenario the voters find themselves in, which consequently makes it harder to comprehend the ratio essendi of the parties and of the political process organization itself. The Brazilian party and political systems are still largely based on the liberal paradigm and represent opinions of individual leaderships in spite of those of the political parties, thus continuously creating a representation gap in our Democracy. By studying the social tensions and the formation of the Brazilian State, while also analyzing the electoral rules, we have reached results that enabled the assessment of how the changes made in the electoral and partisan legislation within our historical context have led to the specific party system configuration we now witness in the country. Furthermore, we determined how this party system configuration has affected the possibility of Brazil ever achieving a more democratic and representative system by means of a political reform that would not simply claim to represent something new while never effectively changing the game.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2018.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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