Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fleischer, David Verge | - |
dc.contributor.author | Duarte, Alana Alves | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Alana Alves. As reformas políticas pós-constituição de 1988: perspectivas e desafios da representação políticopartidária no Brasil. 2018. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo identificar os elementos normativos que fomentam e
ocasionam a debilidade democrático-representativa do sistema partidário brasileiro, tendo
como panorama geral o tratamento jurídico-constitucional dispensado aos partidos políticos
durante toda a história destas associações sui generis no país e as sucessivas propostas de
reforma política pós-Constituição de 1988, especificamente a reforma mais recente aprovada
pelo Legislativo: a Proposta de Emenda à Constituição nº 282 de 2016, promulgada enquanto
Emenda Constitucional nº 97 de 2017. A relevância do tema se justifica em razão do atual
quadro de crise das agremiações partidárias e, por conseguinte, do sistema político brasileiro
como um todo. O país tem atualmente, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 35 partidos
registrados, 73 em processo de formação e 25 com representação na Câmara dos Deputados.
O descrédito nos partidos políticos atinge 8 em cada 10 brasileiros e o apartidarismo é cada
vez mais uma bandeira levantada pela população. Dados estes que evidenciam o baixo grau de
cristalização das estruturas partidárias e o cenário confuso que é apresentado ao eleitor que,
consequentemente, tornam mais difícil a ratio essendi dos partidos e, por sua vez, da própria
organização do processo político. O sistema partidário e político brasileiro ainda trazem em si
muito do paradigma liberal e reproduzem a visão valorativa das lideranças individuais em
detrimento dos partidos políticos, produzindo reiteradamente uma lacuna na
representatividade do seu sistema democrático. Ao investigar as tensões sociais e a formação
do Estado brasileiro juntamente com a análise das normas eleitorais, os resultados obtidos por
este trabalho possibilitarão averiguar como as alterações feitas na legislação eleitoral e
partidária e os fatores históricos produziram a configuração específica do sistema de partidos
que o país possui hoje e como isto tem condicionado a possibilidade do Brasil alcançar um
sistema mais democrático e representativo por meio da aprovação de uma reforma política
que não somente diga representar o novo enquanto se justapõe ao velho. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reforma política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Partidos políticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Democracia | pt_BR |
dc.title | As reformas políticas pós-constituição de 1988 : perspectivas e desafios da representação políticopartidária no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-01-21T09:48:47Z | - |
dc.date.available | 2019-01-21T09:48:47Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21191 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper intends to identify the normative elements responsible for the growing absence of
democratic representation in the Brazilian party system. In order to do so, we have considered
the legal and constitutional treatments given to political parties all throughout the history of
these sui generis associations. We have also studied the successive proposals of political
reforms dating after the 1988 Constitution – namely the last reform approved by the
Legislative Branch: the Proposed Constitutional Amendment (PEC, in the Portuguese
acronym) No. 282 of 2016, enacted as Constitutional Amendment No. 97 of 2017. The reason
why this theme is so relevant lies in the party association crisis the country is currently
experiencing, which leads to a crisis in our political system as whole. According to recent
Superior Electoral Court information, there are in Brazil 35 registered parties, 73 in the
process of formation, and another 25 represented in the Chamber of Deputies. Eight in every
ten Brazilians claim to distrust the political parties and Nonpartisanship attracts more
followers every day. These numbers confirm how unstable the party structures are and how
confuse is the scenario the voters find themselves in, which consequently makes it harder to
comprehend the ratio essendi of the parties and of the political process organization itself.
The Brazilian party and political systems are still largely based on the liberal paradigm and
represent opinions of individual leaderships in spite of those of the political parties, thus
continuously creating a representation gap in our Democracy. By studying the social tensions
and the formation of the Brazilian State, while also analyzing the electoral rules, we have
reached results that enabled the assessment of how the changes made in the electoral and
partisan legislation within our historical context have led to the specific party system
configuration we now witness in the country. Furthermore, we determined how this party
system configuration has affected the possibility of Brazil ever achieving a more democratic
and representative system by means of a political reform that would not simply claim to
represent something new while never effectively changing the game. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
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