Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2117
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EdilenedeFatimaCorreaVasconcelos.pdf180,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os desafios educacionais da inclusão para uma perspectiva de aprendizagem
Autor(es): Vasconcelos, Edilene de Fátima Correa
Orientador(es): Correia, Vasti Gonçalves de Paula
Assunto: Educação especial
Aprendizagem
Educação inclusiva
Estudantes deficientes
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 28-Out-2011
Referência: VASCONCELOS, Edilene de Fátima Correa. Os desafios educacionais da inclusão para uma perspectiva de aprendizagem. 2011. 45 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Trata-se de pesquisa teórica, de cunho educacional, que discute o ensino e a aprendizagem acerca das ações escolares frente às dificuldades de aprendizagem, considerando os pressupostos da inclusão como um desafio para garantia de um ensino de qualidade para todos. O trabalho reconstitui a conceituação de aprendizagem e inclusão e discute a vantagem de um trabalho educacional baseado na prática inclusiva, pela convivência social. Descreve a importância do envolvimento de todos os profissionais da educação, para o desenvolvimento de habilidades e competências nos estudantes, com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento a partir da identificação de meios de atingir um atendimento educacional especializado e intervenções pedagógicas e análise de instrumentos ou ferramentas disponíveis nas escolas que podem guiar a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais, a partir de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, investigando os fatos e fenômenos. O embasamento teórico das reflexões teve como base autores como César Coll, S. Marques e Enicéia Mendes entre outros, além das legislações vigentes no Brasil. A partir das reflexões propostas no trabalho a equipe gestora da escola entrevistada inicia uma discussão sobre o tema nas reuniões pedagógicas, revisitando a proposta pedagógica e o efetivo trabalho pedagógico que promoverá a aprendizagem de todos os estudantes.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons