Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2117
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EdilenedeFatimaCorreaVasconcelos.pdf180,8 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCorreia, Vasti Gonçalves de Paula-
dc.contributor.authorVasconcelos, Edilene de Fátima Correa-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Edilene de Fátima Correa. Os desafios educacionais da inclusão para uma perspectiva de aprendizagem. 2011. 45 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractTrata-se de pesquisa teórica, de cunho educacional, que discute o ensino e a aprendizagem acerca das ações escolares frente às dificuldades de aprendizagem, considerando os pressupostos da inclusão como um desafio para garantia de um ensino de qualidade para todos. O trabalho reconstitui a conceituação de aprendizagem e inclusão e discute a vantagem de um trabalho educacional baseado na prática inclusiva, pela convivência social. Descreve a importância do envolvimento de todos os profissionais da educação, para o desenvolvimento de habilidades e competências nos estudantes, com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento a partir da identificação de meios de atingir um atendimento educacional especializado e intervenções pedagógicas e análise de instrumentos ou ferramentas disponíveis nas escolas que podem guiar a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais, a partir de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, investigando os fatos e fenômenos. O embasamento teórico das reflexões teve como base autores como César Coll, S. Marques e Enicéia Mendes entre outros, além das legislações vigentes no Brasil. A partir das reflexões propostas no trabalho a equipe gestora da escola entrevistada inicia uma discussão sobre o tema nas reuniões pedagógicas, revisitando a proposta pedagógica e o efetivo trabalho pedagógico que promoverá a aprendizagem de todos os estudantes.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEstudantes deficientesen
dc.titleOs desafios educacionais da inclusão para uma perspectiva de aprendizagemen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-10-28T14:37:34Z-
dc.date.available2011-10-28T14:37:34Z-
dc.date.issued2011-10-28T14:37:34Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2117-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons