Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Correia, Vasti Gonçalves de Paula | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Edilene de Fátima Correa | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Edilene de Fátima Correa. Os desafios educacionais da inclusão para uma perspectiva de aprendizagem. 2011. 45 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Trata-se de pesquisa teórica, de cunho educacional, que discute o ensino e a aprendizagem acerca das ações escolares frente às dificuldades de aprendizagem, considerando os pressupostos da inclusão como um desafio para garantia de um ensino de qualidade para todos. O trabalho reconstitui a conceituação de aprendizagem e inclusão e discute a vantagem de um trabalho educacional baseado na prática inclusiva, pela convivência social. Descreve a importância do envolvimento de todos os profissionais da educação, para o desenvolvimento de habilidades e competências nos estudantes, com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento a partir da identificação de meios de atingir um atendimento educacional especializado e intervenções pedagógicas e análise de instrumentos ou ferramentas disponíveis nas escolas que podem guiar a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais, a partir de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, investigando os fatos e fenômenos. O embasamento teórico das reflexões teve como base autores como César Coll, S. Marques e Enicéia Mendes entre outros, além das legislações vigentes no Brasil. A partir das reflexões propostas no trabalho a equipe gestora da escola entrevistada inicia uma discussão sobre o tema nas reuniões pedagógicas, revisitando a proposta pedagógica e o efetivo trabalho pedagógico que promoverá a aprendizagem de todos os estudantes. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Estudantes deficientes | en |
dc.title | Os desafios educacionais da inclusão para uma perspectiva de aprendizagem | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2011-10-28T14:37:34Z | - |
dc.date.available | 2011-10-28T14:37:34Z | - |
dc.date.issued | 2011-10-28T14:37:34Z | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2117 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2117 | - |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|