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Título: Big data como estratégia de inovação em uma empresa de varejo
Autor(es): Menezes, Juliana Silva de
Orientador(es): Martin, Adriana Regina
Assunto: Big Data
Inovações tecnológicas
Lojas de varejo
Data de apresentação: 23-Jun-2018
Data de publicação: 7-Dez-2018
Referência: MENEZES, Juliana Silva de. Big data como estratégia de inovação em uma empresa de varejo. 2018. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A tecnologia tem avançado rapidamente nos últimos tempos, e como consequência uma enorme quantidade de dados são gerados. Diante disso, surgiu o termo Big Data que permite uma compreensão muito maior dos dados, determinando como estas informações podem ser alavancadas para decisões e inovações. Visto que o varejo domina cada vez mais informações sobre os hábitos e desejos do consumidor, o Big Data se torna então uma ferramenta estratégica para gerenciar essas informações e trazer inovações para uma organização. Sendo assim, a presente pesquisa tem o objetivo de analisar como uma empresa varejista utiliza a tecnologia do Big Data como estratégia de inovação e vantagem competitiva, evidenciando os principais benefícios que são obtidos pelo seu uso. A pesquisa caracteriza-se então por ser um estudo de caso e para obtenção dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma das gestoras da empresa de varejo escolhida. Por meio da entrevista, foi possível identificar as inovações recentes da companhia que estão relacionadas ao Big Data, assim como seus principais benefícios. Além disso, foi feita uma análise do desempenho financeiro da companhia a fim de comprovar que estas inovações trouxeram melhores performances financeiras e operacionais.
Abstract: Technology has quickly advanced in recent times, and as a consequence a huge amount of data is generated. Given this, the term Big Data appeared and it allows a much greater understanding of data, determining how this information can be leveraged for decisions and innovations. As retail dominates more information about consumer habits and desires, Big Data then becomes a strategic tool to manage that information and bring innovations to an organization. Thus, the present research has the objective of analyzing how a retail company uses Big Data technology as a strategy of innovation and competitive advantage, evidencing the main benefits that are obtained by its use. The research is characterized by being a case study and to obtain the data a semi-structured interview was conducted with one of the managers of the chosen retail company. Through the interview, it was possible to identify the company's recent innovations related to Big Data, as well as its main benefits. In addition, an analysis of the company's financial performance was made to prove that these innovations brought better financial and operating performance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.
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