Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Martin, Adriana Regina | - |
dc.contributor.author | Menezes, Juliana Silva de | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Juliana Silva de. Big data como estratégia de inovação em uma empresa de varejo. 2018. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tecnologia tem avançado rapidamente nos últimos tempos, e como consequência uma enorme
quantidade de dados são gerados. Diante disso, surgiu o termo Big Data que permite uma
compreensão muito maior dos dados, determinando como estas informações podem ser
alavancadas para decisões e inovações. Visto que o varejo domina cada vez mais informações
sobre os hábitos e desejos do consumidor, o Big Data se torna então uma ferramenta estratégica
para gerenciar essas informações e trazer inovações para uma organização. Sendo assim, a
presente pesquisa tem o objetivo de analisar como uma empresa varejista utiliza a tecnologia do
Big Data como estratégia de inovação e vantagem competitiva, evidenciando os principais
benefícios que são obtidos pelo seu uso. A pesquisa caracteriza-se então por ser um estudo de
caso e para obtenção dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma das
gestoras da empresa de varejo escolhida. Por meio da entrevista, foi possível identificar as
inovações recentes da companhia que estão relacionadas ao Big Data, assim como seus
principais benefícios. Além disso, foi feita uma análise do desempenho financeiro da companhia
a fim de comprovar que estas inovações trouxeram melhores performances financeiras e
operacionais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Big Data | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lojas de varejo | pt_BR |
dc.title | Big data como estratégia de inovação em uma empresa de varejo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-12-07T13:14:01Z | - |
dc.date.available | 2018-12-07T13:14:01Z | - |
dc.date.submitted | 2018-06-23 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21165 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Technology has quickly advanced in recent times, and as a consequence a huge amount of data
is generated. Given this, the term Big Data appeared and it allows a much greater understanding
of data, determining how this information can be leveraged for decisions and innovations. As
retail dominates more information about consumer habits and desires, Big Data then becomes a
strategic tool to manage that information and bring innovations to an organization. Thus, the
present research has the objective of analyzing how a retail company uses Big Data technology
as a strategy of innovation and competitive advantage, evidencing the main benefits that are
obtained by its use. The research is characterized by being a case study and to obtain the data a
semi-structured interview was conducted with one of the managers of the chosen retail
company. Through the interview, it was possible to identify the company's recent innovations
related to Big Data, as well as its main benefits. In addition, an analysis of the company's
financial performance was made to prove that these innovations brought better financial and
operating performance. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
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