Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21150
Título: | Análise do custo de transporte em empresa de audiovisual |
Autor(es): | Massocato, Ana Luiza Montenegro |
Orientador(es): | Garcia, Reinaldo Crispiniano |
Assunto: | Transporte individual Aplicativos de transporte individual |
Data de apresentação: | 4-Jul-2018 |
Data de publicação: | 6-Dez-2018 |
Referência: | MASSOCATO, Ana Luiza Montenegro. Análise do custo de transporte em empresa de audiovisual. 2018. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | No presente estudo, buscou-se entender a dinâmica atual dos custos com transporte de colaboradores em uma empresa do setor audiovisual e a sua possibilidade de otimização. Para isso, foram estudados os dados coletados dos sistemas de GPS dos veículos de maneira a entender a quantidade de viagens, quilometragem percorrida e tempo gasto nos percursos. A partir das informações sobre demanda de viagens, foi possível calcular o valor que seria gasto caso os carros da frota fossem substituídos por serviços de transporte por meio de aplicativos, em outras palavras, aplicativos de ridesourcing. As informações de custo atual e custos com as alternativas de ridesourcing foram comparadas por meio da análise de break-even, de maneira a entender o ponto de equilíbrio entre as possibilidades comparadas. Por último, calculou-se o potencial de economia gerada caso a proposta sugerida com base no break-even fosse adotada. |
Abstract: | This study strives to understand the actual dynamic of costs with employees’ transportation in an audiovisual company, and its optimization possibility. For that purpose, data collected from the GPS system of the fleet served as base of analysis to understand the quantity of trips, kilometers traveled and duration. From this analysis, it was possible to calculate the cost of trips using ridesourcing applications instead of the actual model. The actual and alternative costs were compared through the break-even analysis in attempt to visualize the equilibrium point between them. Lastly, the potential cost reduction was calculated based on the possible adoption of this study’s proposal. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons