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https://bdm.unb.br/handle/10483/2113
Título: | O ensino de filosofia para crianças utilizando contos de fadas |
Autor(es): | Barros, Marcia Cristina Borges de |
Orientador(es): | Gontijo, Pedro Ergnaldo |
Assunto: | Contos de fadas Filosofia - estudo e ensino Crianças e filosofia |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 26-Out-2011 |
Referência: | BARROS, Marcia Cristina Borges de. O ensino de filosofia para crianças utilizando contos de fadas. 2011. 76 f. Monografia (Bacharelado/Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O que me motivou a propor o uso dos contos de fadas para ensinar filosofia para crianças foi o desejo de aliar uma abordagem multidisciplinar em que fosse possível unir filosofia, psicologia e literatura. Os contos de fadas estão repletos de temas filosóficos que podem ser trabalhados em sala de aula e, ao mesmo tempo, proporcionam às crianças o contato com uma literatura de boa qualidade que costuma atraí-las bastante. A vantagem dessas histórias para ensinar filosofia é que elas possibilitam um contato inicial com temas que foram, tradicionalmente, motivo de reflexão filosófica, mas em um contexto mágico e lúdico. O prazer de partilhar as aventuras vividas pelos personagens é um motivador para se discutir alguns dilemas existenciais, sem que essa discussão chegue a ameaçar a criança emocionalmente, pois é a história do herói ou da heroína que será escrutinada, e não a dela. Assim ela pode tomar distância da situação em foco e discuti-la de forma mais objetiva do que faria se falasse da sua própria experiência de vida. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Filosofia, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2113 |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
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