Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2113
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarciaCristinaBorgesdeBarros.pdf221,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de filosofia para crianças utilizando contos de fadas
Autor(es): Barros, Marcia Cristina Borges de
Orientador(es): Gontijo, Pedro Ergnaldo
Assunto: Contos de fadas
Filosofia - estudo e ensino
Crianças e filosofia
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 26-Out-2011
Referência: BARROS, Marcia Cristina Borges de. O ensino de filosofia para crianças utilizando contos de fadas. 2011. 76 f. Monografia (Bacharelado/Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O que me motivou a propor o uso dos contos de fadas para ensinar filosofia para crianças foi o desejo de aliar uma abordagem multidisciplinar em que fosse possível unir filosofia, psicologia e literatura. Os contos de fadas estão repletos de temas filosóficos que podem ser trabalhados em sala de aula e, ao mesmo tempo, proporcionam às crianças o contato com uma literatura de boa qualidade que costuma atraí-las bastante. A vantagem dessas histórias para ensinar filosofia é que elas possibilitam um contato inicial com temas que foram, tradicionalmente, motivo de reflexão filosófica, mas em um contexto mágico e lúdico. O prazer de partilhar as aventuras vividas pelos personagens é um motivador para se discutir alguns dilemas existenciais, sem que essa discussão chegue a ameaçar a criança emocionalmente, pois é a história do herói ou da heroína que será escrutinada, e não a dela. Assim ela pode tomar distância da situação em foco e discuti-la de forma mais objetiva do que faria se falasse da sua própria experiência de vida.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Filosofia, 2011.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons