Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2113
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarciaCristinaBorgesdeBarros.pdf221,24 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGontijo, Pedro Ergnaldo-
dc.contributor.authorBarros, Marcia Cristina Borges de-
dc.identifier.citationBARROS, Marcia Cristina Borges de. O ensino de filosofia para crianças utilizando contos de fadas. 2011. 76 f. Monografia (Bacharelado/Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Filosofia, 2011.en
dc.description.abstractO que me motivou a propor o uso dos contos de fadas para ensinar filosofia para crianças foi o desejo de aliar uma abordagem multidisciplinar em que fosse possível unir filosofia, psicologia e literatura. Os contos de fadas estão repletos de temas filosóficos que podem ser trabalhados em sala de aula e, ao mesmo tempo, proporcionam às crianças o contato com uma literatura de boa qualidade que costuma atraí-las bastante. A vantagem dessas histórias para ensinar filosofia é que elas possibilitam um contato inicial com temas que foram, tradicionalmente, motivo de reflexão filosófica, mas em um contexto mágico e lúdico. O prazer de partilhar as aventuras vividas pelos personagens é um motivador para se discutir alguns dilemas existenciais, sem que essa discussão chegue a ameaçar a criança emocionalmente, pois é a história do herói ou da heroína que será escrutinada, e não a dela. Assim ela pode tomar distância da situação em foco e discuti-la de forma mais objetiva do que faria se falasse da sua própria experiência de vida.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordContos de fadasen
dc.subject.keywordFilosofia - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordCrianças e filosofia-
dc.titleO ensino de filosofia para crianças utilizando contos de fadasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturaen
dc.date.accessioned2011-10-26T15:23:06Z-
dc.date.available2011-10-26T15:23:06Z-
dc.date.issued2011-10-26T15:23:06Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2113-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2113pt_BR
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons