Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gontijo, Pedro Ergnaldo | - |
dc.contributor.author | Barros, Marcia Cristina Borges de | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Marcia Cristina Borges de. O ensino de filosofia para crianças utilizando contos de fadas. 2011. 76 f. Monografia (Bacharelado/Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Filosofia, 2011. | en |
dc.description.abstract | O que me motivou a propor o uso dos contos de fadas para ensinar filosofia para crianças foi o desejo de aliar uma abordagem multidisciplinar em que fosse possível unir filosofia, psicologia e literatura. Os contos de fadas estão repletos de temas filosóficos que podem ser trabalhados em sala de aula e, ao mesmo tempo, proporcionam às crianças o contato com uma literatura de boa qualidade que costuma atraí-las bastante. A vantagem dessas histórias para ensinar filosofia é que elas possibilitam um contato inicial com temas que foram, tradicionalmente, motivo de reflexão filosófica, mas em um contexto mágico e lúdico. O prazer de partilhar as aventuras vividas pelos personagens é um motivador para se discutir alguns dilemas existenciais, sem que essa discussão chegue a ameaçar a criança emocionalmente, pois é a história do herói ou da heroína que será escrutinada, e não a dela. Assim ela pode tomar distância da situação em foco e discuti-la de forma mais objetiva do que faria se falasse da sua própria experiência de vida. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Contos de fadas | en |
dc.subject.keyword | Filosofia - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Crianças e filosofia | - |
dc.title | O ensino de filosofia para crianças utilizando contos de fadas | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2011-10-26T15:23:06Z | - |
dc.date.available | 2011-10-26T15:23:06Z | - |
dc.date.issued | 2011-10-26T15:23:06Z | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2113 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2113 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
|