Título: | Utilização de imagens de satélites em auditoria de obras rodoviárias |
Outros títulos: | Use of satellite images in construction road’s audit |
Autor(es): | Botelho, Leandro Vieira Cunha |
Orientador(es): | Mafra, Fábio |
Assunto: | Processamento de imagens - técnicas digitais Geoprocessamento Obras públicas |
Data de apresentação: | 28-Mar-2018 |
Data de publicação: | 4-Dez-2018 |
Referência: | BOTELHO, Leandro Vieira Cunha. Utilização de imagens de satélites em auditoria de obras rodoviárias. 2018. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Estradas com boa qualidade geram benefícios econômicos e sociais ao diminuir os custos
de transporte, reduzir as perdas financeiras e, principalmente, as perdas humanas
relacionadas aos acidentes. O modal rodoviário é responsável por 60% do total de cargas
transportadas no Brasil apesar da baixa densidade da malha rodoviária. Apesar disso, a
qualidade das rodovias brasileiras é precária o que compromete, entre outras coisas, a
expansão econômica de um país quando se trata do escoamento dos seus diversos
produtos. Os órgãos de controle têm um papel fundamental neste processo, pois em
muitos casos as obras para construção e/ou recuperação de rodovias são realizadas com
recursos federais. O objetivo geral do trabalho é o de levantar potencialidades e limitações
da utilização das imagens de satélites em auditorias de obras no TCU. As primeiras
imagens aéreas da superfície terrestre datam de 1950 normalmente fotografias aéreas
realizadas a partir de um balão. Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia,
observou-se uma grande melhora na resolução das imagens de satélites o que levou a um
aumento considerável da capacidade de identificação dos elementos da imagem. No
âmbito do TCU, foi realizada uma pesquisa e posterior análise de 235 processos a partir
dos termos “satélite e obra”. Após uma análise sintética verificou-se que pouco mais da
metade dos processos não tinham qualquer relação com imagens de satélite o que fez com
que a amostra fosse reduzida para 113 processos. Esses foram analisados e classificados
da seguinte forma: utilização de imagens de satélites pelo jurisdicionado (13%),
auditorias do TCU em programas que utilizaram imagens de satélites (44%) e utilização
de imagens de satélites pelo TCU (43%). Nessa última classificação foram considerados
ainda os casos em que ocorreu a utilização de imagens de satélites pelo TCU em obras
(39 processos) e em outras situações (9 processos). Dos 39 processos que trataram da
fiscalização de obras, foi possível verificar que em algumas situações as imagens de
satélites foram utilizadas para mostrar a localização da obra (20,5%), a execução da obra
(38,5%) ou comprovar algum achado de auditoria (41,0%). Houve situações em que as
imagens foram suficientes para comprovar achados de auditoria sem a necessidade de
visita in loco (50%). Nos processos avaliados, não foram utilizadas imagens de satélites
de alta resolução. Esse tipo de tecnologia disponível no mercado pode impulsionar ainda
mais essa ferramenta trazendo novas possibilidades de atuação nas diversas áreas em que
o TCU atua. Na tentativa de comparar o custo de aquisição de imagens de satélite com
viagens de fiscalização, estimou-se que o custo de uma fiscalização de 4,5 dias seria
equivalente ao custo de aquisição de imagens de alta resolução que somariam uma área
de 200km2. A utilização de imagens de satélite pode vir a substituir eventuais viagens,
diminuir o tempo de auditorias ou dar mais agilidade nas fiscalizações com maior
precisão. |
Abstract: | Roads with good quality generate economic and social benefits by reducing transportation
costs, financial losses and, especially, human losses related to accidents. The road modal
is responsible for 60% of the total cargo transported in Brazil despite the low density of
the road network. Despite this, the quality of Brazilian highways is precarious, which
compromises, among other things, the economic expansion of a country when it comes
to the disposal of its various products. The Audit Institutions have a fundamental role in
this process, since in many cases the works for the construction and/or recovery of
highways are financed by federal resources. The overall objective of this study is to raise
potentialities and limitations of the use of satellite images in construction audits by the
Federal Court of Accounts (TCU). The first aerial images of the terrestrial surface date
from 1950 usually aerial photographs executed from a balloon. Over the years and the
advancement of technology, there has been a great improvement in the resolution of
satellite images, which has led to a considerable increase in the capacity of identification
of the elements of the image. In the scope of the TCU, a research and subsequent analysis
of 235 processes were carried out using the terms "satellite and construction". After a
synthetic analysis, it was found that slightly more than half of the processes had no
relation with satellite images, which caused the sample to be reduced to 113 processes.
These were analyzed and classified as follows: use of satellite images by the audited entity
(13%), TCU audits programs that used satellite images (44%) and use of satellite images
by TCU (43%). In this last classification, cases in which satellite images were used by
TCU in constructions (39 processes) and in other situations (9 processes) were
considered. From the 39 processes that dealt with the audit of constructions, it was
possible to verify that in some situations the satellite images were used to show the
location of the construction (20.5%), the execution of the construction (38.5%) or to prove
some findings (41.0%). There were situations where the images were enough to prove
audit findings without the need of an on-site visit (50%). In the processes evaluated, high
resolution satellite images were not used. This type of technology available in the market
can further boost this tool bringing new possibilities of action in the various areas in
which TCU operates. In an attempt to compare the cost of acquiring satellite images with
surveillance trips, it was estimated that the cost of a 4.5 day inspection would be
equivalent to the cost of acquiring high resolution images that would add up to an area of
200km2. The use of satellite imagery can replace some trips, shorten the time of audits or
give more speed in the inspections with more precision. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias. |
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