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Título: Utilização de imagens de satélites em auditoria de obras rodoviárias
Outros títulos: Use of satellite images in construction road’s audit
Autor(es): Botelho, Leandro Vieira Cunha
Orientador(es): Mafra, Fábio
Assunto: Processamento de imagens - técnicas digitais
Geoprocessamento
Obras públicas
Data de apresentação: 28-Mar-2018
Data de publicação: 4-Dez-2018
Referência: BOTELHO, Leandro Vieira Cunha. Utilização de imagens de satélites em auditoria de obras rodoviárias. 2018. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Estradas com boa qualidade geram benefícios econômicos e sociais ao diminuir os custos de transporte, reduzir as perdas financeiras e, principalmente, as perdas humanas relacionadas aos acidentes. O modal rodoviário é responsável por 60% do total de cargas transportadas no Brasil apesar da baixa densidade da malha rodoviária. Apesar disso, a qualidade das rodovias brasileiras é precária o que compromete, entre outras coisas, a expansão econômica de um país quando se trata do escoamento dos seus diversos produtos. Os órgãos de controle têm um papel fundamental neste processo, pois em muitos casos as obras para construção e/ou recuperação de rodovias são realizadas com recursos federais. O objetivo geral do trabalho é o de levantar potencialidades e limitações da utilização das imagens de satélites em auditorias de obras no TCU. As primeiras imagens aéreas da superfície terrestre datam de 1950 normalmente fotografias aéreas realizadas a partir de um balão. Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, observou-se uma grande melhora na resolução das imagens de satélites o que levou a um aumento considerável da capacidade de identificação dos elementos da imagem. No âmbito do TCU, foi realizada uma pesquisa e posterior análise de 235 processos a partir dos termos “satélite e obra”. Após uma análise sintética verificou-se que pouco mais da metade dos processos não tinham qualquer relação com imagens de satélite o que fez com que a amostra fosse reduzida para 113 processos. Esses foram analisados e classificados da seguinte forma: utilização de imagens de satélites pelo jurisdicionado (13%), auditorias do TCU em programas que utilizaram imagens de satélites (44%) e utilização de imagens de satélites pelo TCU (43%). Nessa última classificação foram considerados ainda os casos em que ocorreu a utilização de imagens de satélites pelo TCU em obras (39 processos) e em outras situações (9 processos). Dos 39 processos que trataram da fiscalização de obras, foi possível verificar que em algumas situações as imagens de satélites foram utilizadas para mostrar a localização da obra (20,5%), a execução da obra (38,5%) ou comprovar algum achado de auditoria (41,0%). Houve situações em que as imagens foram suficientes para comprovar achados de auditoria sem a necessidade de visita in loco (50%). Nos processos avaliados, não foram utilizadas imagens de satélites de alta resolução. Esse tipo de tecnologia disponível no mercado pode impulsionar ainda mais essa ferramenta trazendo novas possibilidades de atuação nas diversas áreas em que o TCU atua. Na tentativa de comparar o custo de aquisição de imagens de satélite com viagens de fiscalização, estimou-se que o custo de uma fiscalização de 4,5 dias seria equivalente ao custo de aquisição de imagens de alta resolução que somariam uma área de 200km2. A utilização de imagens de satélite pode vir a substituir eventuais viagens, diminuir o tempo de auditorias ou dar mais agilidade nas fiscalizações com maior precisão.
Abstract: Roads with good quality generate economic and social benefits by reducing transportation costs, financial losses and, especially, human losses related to accidents. The road modal is responsible for 60% of the total cargo transported in Brazil despite the low density of the road network. Despite this, the quality of Brazilian highways is precarious, which compromises, among other things, the economic expansion of a country when it comes to the disposal of its various products. The Audit Institutions have a fundamental role in this process, since in many cases the works for the construction and/or recovery of highways are financed by federal resources. The overall objective of this study is to raise potentialities and limitations of the use of satellite images in construction audits by the Federal Court of Accounts (TCU). The first aerial images of the terrestrial surface date from 1950 usually aerial photographs executed from a balloon. Over the years and the advancement of technology, there has been a great improvement in the resolution of satellite images, which has led to a considerable increase in the capacity of identification of the elements of the image. In the scope of the TCU, a research and subsequent analysis of 235 processes were carried out using the terms "satellite and construction". After a synthetic analysis, it was found that slightly more than half of the processes had no relation with satellite images, which caused the sample to be reduced to 113 processes. These were analyzed and classified as follows: use of satellite images by the audited entity (13%), TCU audits programs that used satellite images (44%) and use of satellite images by TCU (43%). In this last classification, cases in which satellite images were used by TCU in constructions (39 processes) and in other situations (9 processes) were considered. From the 39 processes that dealt with the audit of constructions, it was possible to verify that in some situations the satellite images were used to show the location of the construction (20.5%), the execution of the construction (38.5%) or to prove some findings (41.0%). There were situations where the images were enough to prove audit findings without the need of an on-site visit (50%). In the processes evaluated, high resolution satellite images were not used. This type of technology available in the market can further boost this tool bringing new possibilities of action in the various areas in which TCU operates. In an attempt to compare the cost of acquiring satellite images with surveillance trips, it was estimated that the cost of a 4.5 day inspection would be equivalent to the cost of acquiring high resolution images that would add up to an area of 200km2. The use of satellite imagery can replace some trips, shorten the time of audits or give more speed in the inspections with more precision.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias.
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