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Título: Pesquisa sobre os impactos na taxa interna de retorno das concessões da fase III da 3ª etapa do Procrofe pela utilização da metodologia do fator D para reequilíbrio econômico-financeiro pelo atraso nas obras de ampliação de capacidade
Autor(es): Andrade, Fabiano Meireles
Orientador(es): Souza, Luiz Fernando Ururahy de
Assunto: Concessões administrativas
Rodovias - projetos e construção
Obras públicas
Data de apresentação: 18-Abr-2018
Data de publicação: 4-Dez-2018
Referência: ANDRADE, Fabiano Meireles. Pesquisa sobre os impactos na taxa interna de retorno das concessões da fase III da 3ª etapa do Procrofe pela utilização da metodologia do fator D para reequilíbrio econômico-financeiro pelo atraso nas obras de ampliação de capacidade. 2018. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Em um contexto de crise fiscal no Brasil, as concessões de serviços públicos têm sido cada vez mais utilizadas como alternativa para a retomada de investimentos no desenvolvimento da infraestrutura de transportes nacional, destacadamente as de rodovias através do Programa de Concessões de Rodovias Federais (Procrofe). Para que uma concessão de rodovia seja eficaz, a modelagem contratual deve alinhar incentivos para a produção dos níveis de serviço estipulados no contrato. Quando há inexecução ou atrasos dos investimentos previstos, os contratos preveem mecanismo de desconto na tarifa para o reequilíbrio econômico-financeiro da concessão. Para os contratos da fase III da 3ª Etapa do Procrofe, esse mecanismo de ajuste é realizado segundo a metodologia do Fator D, que são percentuais fixos preestabelecidos para serem descontados nas tarifas de pedágio nos casos de descumprimento dos parâmetros de desempenho e inexecução e atraso de obras e serviços previstos no Programa de Exploração Rodoviária (PER) de cada concessão. Este trabalho consiste em uma investigação nos cálculos realizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para determinação desses percentuais e como sua aplicação se reflete sobre os incentivos e retornos dos projetos de concessão. Foram realizadas simulações de inexecuções de obras de ampliação de capacidade e melhorias e da aplicação do desconto de reequilíbrio pela metodologia do Fator D de acordo com dados dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.
Abstract: In a context of fiscal crisis in Brazil, concessions of public services have been increasingly used as an alternative for the resumption of investments in the development of national transport infrastructure, notably the concession of highways through the Federal Highways Concession Program (Procrofe). For a road concession to be effective, contractual modeling must align incentives with higher performance. When there are non-fulfillment or delays of the contracted investments, the contracts establish mechanism of discount in the tariff for the financial economic rebalancing of the concession. For the Procrofe Phase III contracts, this adjustment mechanism is performed according to the Factor D methodology, which are pre-established fixed percentages to be discounted in toll rates in cases of noncompliance with performance parameters and non-performance and delay of the works and services defined in the Road Exploration Program of each concession. This work consists of an investigation in the calculations made by National Land Transportation Agency (ANTT) to determine these percentages and how its application is reflected on the returns of the concession projects. Simulations of non-performance of works to increase capacity and improvements and the application of the rebalancing discount by the Factor D methodology were carried out according to data from the economic and environmental technical feasibility studies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias.
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