Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Luiz Fernando Ururahy de | - |
dc.contributor.author | Andrade, Fabiano Meireles | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Fabiano Meireles. Pesquisa sobre os impactos na taxa interna de retorno das concessões da fase III da 3ª etapa do Procrofe pela utilização da metodologia do fator D para reequilíbrio econômico-financeiro pelo atraso nas obras de ampliação de capacidade. 2018. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em um contexto de crise fiscal no Brasil, as concessões de serviços públicos têm sido
cada vez mais utilizadas como alternativa para a retomada de investimentos no
desenvolvimento da infraestrutura de transportes nacional, destacadamente as de rodovias
através do Programa de Concessões de Rodovias Federais (Procrofe). Para que uma concessão
de rodovia seja eficaz, a modelagem contratual deve alinhar incentivos para a produção dos
níveis de serviço estipulados no contrato. Quando há inexecução ou atrasos dos investimentos
previstos, os contratos preveem mecanismo de desconto na tarifa para o reequilíbrio
econômico-financeiro da concessão. Para os contratos da fase III da 3ª Etapa do Procrofe, esse
mecanismo de ajuste é realizado segundo a metodologia do Fator D, que são percentuais fixos
preestabelecidos para serem descontados nas tarifas de pedágio nos casos de descumprimento
dos parâmetros de desempenho e inexecução e atraso de obras e serviços previstos no Programa
de Exploração Rodoviária (PER) de cada concessão. Este trabalho consiste em uma
investigação nos cálculos realizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
para determinação desses percentuais e como sua aplicação se reflete sobre os incentivos e
retornos dos projetos de concessão. Foram realizadas simulações de inexecuções de obras de
ampliação de capacidade e melhorias e da aplicação do desconto de reequilíbrio pela
metodologia do Fator D de acordo com dados dos estudos de viabilidade técnica, econômica e
ambiental. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessões administrativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias - projetos e construção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Obras públicas | pt_BR |
dc.title | Pesquisa sobre os impactos na taxa interna de retorno das concessões da fase III da 3ª etapa do Procrofe pela utilização da metodologia do fator D para reequilíbrio econômico-financeiro pelo atraso nas obras de ampliação de capacidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-12-04T10:04:57Z | - |
dc.date.available | 2018-12-04T10:04:57Z | - |
dc.date.submitted | 2018-04-18 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21118 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In a context of fiscal crisis in Brazil, concessions of public services have been
increasingly used as an alternative for the resumption of investments in the development of
national transport infrastructure, notably the concession of highways through the Federal
Highways Concession Program (Procrofe). For a road concession to be effective, contractual
modeling must align incentives with higher performance. When there are non-fulfillment or
delays of the contracted investments, the contracts establish mechanism of discount in the tariff
for the financial economic rebalancing of the concession. For the Procrofe Phase III contracts,
this adjustment mechanism is performed according to the Factor D methodology, which are
pre-established fixed percentages to be discounted in toll rates in cases of noncompliance with
performance parameters and non-performance and delay of the works and services defined in
the Road Exploration Program of each concession. This work consists of an investigation in the
calculations made by National Land Transportation Agency (ANTT) to determine these
percentages and how its application is reflected on the returns of the concession projects.
Simulations of non-performance of works to increase capacity and improvements and the
application of the rebalancing discount by the Factor D methodology were carried out according
to data from the economic and environmental technical feasibility studies. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias
|