Título: | Diretrizes para elementos mínimos de anteprojeto de obras de restauração de pavimentos asfálticos |
Autor(es): | Madeiro, Emmanuel do Vale |
Orientador(es): | Assis, André Pacheco de |
Assunto: | Contratos administrativos Rodovias - projetos e construção |
Data de apresentação: | Fev-2018 |
Data de publicação: | 4-Dez-2018 |
Referência: | MADEIRO, Emmanuel do Vale. Diretrizes para elementos mínimos de anteprojeto de obras de restauração de pavimentos asfálticos. 2018. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Com a criação do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) por meio da Lei
Federal nº 12.462/2011, diversas obras rodoviárias no Brasil têm sido licitadas pelo regime de
contratação integrada, no qual uma empresa é contratada para elaborar os projetos básico e
executivo e ainda executar as obras, em um único contrato. No regime de contratação integrada,
utiliza-se um anteprojeto de engenharia para a licitação. Tendo em vista se tratar de um regime
ainda novo no âmbito da Administração Pública, os normativos elaborados pelo Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para regulamentar o conteúdo do Anteprojeto
de engenharia da contratação integrada para as obras rodoviárias carecem de ajustes, de forma
a possibilitar que esses anteprojetos contenham as informações e os requisitos técnicos
destinados à caracterização do objeto contratual. O presente trabalho versa sobre diretrizes para
elementos mínimos de anteprojeto de obras de restauração de pavimentos asfálticos, para fins
de utilização em licitações sob o regime de contratação integrada no âmbito do RDC. As
diretrizes foram elaboradas após pesquisa nas decisões do Tribunal de Contas da União a
respeito do tema, bem como no conteúdo dos manuais técnicos do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes, e ainda por meio da coleta de opiniões técnicas sobre o assunto.
As diretrizes estão organizadas em: fase preliminar, fase de elaboração do anteprojeto,
orçamento do anteprojeto e parâmetros mínimos a serem seguidos quando da elaboração do
projeto básico/ executivo da obra. Embora os normativos do DNIT precisem de ajustes, o
regime de contratação integrada é adequado para a licitação de obras de restauração de
pavimentos asfálticos. |
Abstract: | After the creation of the Differentiated System of Public Procurement (RDC) by Federal Law
12,462/2011, several road projects in Brazil have used design-build contracting regime, in
which the design and construction phases of a project are combined into one contract. In the
design-build contracting regime, an engineering draft for the bidding is used. Considering that
design-build contracting is a new regime within the Public Administration, the regulations
developed by the National Department of Transport Infrastructure (DNIT) to regulate the
content of the engineering draft of the design-build contracting regime for road projects need
to be adjusted, to enable such drafts to contain the information and technical requirements for
the characterization of the contractual object. The present paper deals with guidelines for
minimum draft elements of works for asphalt pavements restoration, for use in biddings under
the design-build contracting regime in the scope of the RDC. The guidelines were elaborated
after research in the decisions of the Brazilian Court of Audit on the subject, as well as in the
contents of the technical manuals of the National Department of Transport Infrastructure, and
also through the collection of technical opinions on the subject. The guidelines are organized
in: preliminary phase, draft preparation phase, draft budget and minimum parameters to be
followed when preparing the project designs. Although DNIT regulations require adjustments,
the design-build contracting regime is appropriate for the bidding of works for the asphalt
pavements restoration. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias. |
Aparece na Coleção: | Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias
|