Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2109
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RaqueldaSilvaTrombini.pdf301,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O voluntariado no “terceiro setor” : a desresponsabilização do Estado na atualidade
Autor(es): Trombini, Raquel da Silva
Orientador(es): Duarte, Janaína Lopes do Nascimento
Assunto: Voluntariado
Associações sem fins lucrativos
Capitalismo
Trabalho voluntário
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 25-Out-2011
Referência: TROMBINI, Raquel da Silva. O voluntariado no “terceiro setor”: a desresponsabilização do Estado na atualidade. 2011. 65 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo trata do trabalho voluntário na atualidade, a fim de problematizar sua relevância, na medida em que este se encontra inserido na lógica do “Terceiro Setor”, bem como sua articulação com a conjuntura de reestruturação do capital na contemporaneidade, fazendo-se uma breve reflexão acerca do trabalho voluntário desenvolvido Federação Espírita Brasileira a partir de uma experiência de estágio supervisionado na instituição. O processo de reestruturação do capital pós-1970 acarretou profundas transformações societárias, engendrando o crescimento exacerbado do voluntariado no “Terceiro Setor”, produto de um Estado reorganizado por um projeto societário que não objetiva a superação das expressões da questão social no âmbito da atual sociedade. Neste contexto, há uma tendência predominante de deslocamento do trato da questão social do Estado para o “Terceiro Setor”, transferindo, dentre outros atores, para o voluntariado as responsabilidades sociais do Estado. A pesquisa se baseou na questão em como a conjuntura atual, que fundamenta a ampliação do “Terceiro Setor”, também estimula o trabalho voluntário no âmbito do enfrentamento da questão social. O objetivo geral foi problematizar a relevância do voluntariado, inserido na lógica do “Terceiro Setor” na conjuntura de reestruturação do capital na contemporaneidade, a partir da crítica a este “Setor” A partir de um estudo qualitativo, utilizou-se o método dialético, baseando-se prioritariamente em pesquisa bibliográfica para fazer a crítica ao objeto de estudo e em pesquisa documental na Federação Espírita Brasileira a fim de qualificar o crescimento do voluntariado nos últimos anos. Alguns resultados puderam ser apontados: a) foi possível desmistificar algumas contradições em relação ao voluntariado na atualidade, postas pelo sistema capitalista e pelo Estado funcional a este sistema; e b) considerou-se que há um estímulo estatal à intervenção do voluntariado, principalmente a partir de legislações criadas para o incentivo ao trabalho voluntário.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2109
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons