Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21089
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GabrielaKneippGuimaraesDoValle_tcc.pdf502,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Doenças ocupacionais em professores de escola de ensino infantil e de estimulação precoce no Distrito Federal
Autor(es): Valle, Gabriela Kneipp Guimarães do
Orientador(es): Campos, Mônica Chiodi Toscano de
Assunto: Saúde e trabalho
Doenças ocupacionais
Professores - saúde
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 26-Nov-2018
Referência: VALLE, Gabriela Kneipp Guimarães do. Doenças ocupacionais em professores de escola de ensino infantil e de estimulação precoce no Distrito Federal. 2017. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A atuação do docente nas instituições vem gerando cada vez mais a incidência de problemas de saúde, tanto no início ou no final do percurso profissional. Devido a isso, o cotidiano adoecido na docência tem sido cada vez mais objeto de estudos por parte de pesquisadores. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa dos dados realizada com 57 docentes atuantes no Centro de Educação Infantil 4 de Taguatinga com educação infantil e estimulação precoce, através de um questionário semiestruturado com o objetivo de identificar as principais doenças ocupacionais que acometem os professores da instituição, sua relação com o tempo de carreira e a procura aos serviços de saúde. Os resultados obtidos mostraram que os docentes apresentam doenças ocupacionais como problemas ortopédicos (22,8%), de saúde mental (19,29%), na voz (8,8%) e cardiovasculares (7%). Esses problemas estão relacionados às condições de trabalho, à carga horária e a dupla jornada dos docentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons