Título: | Desenvolvendo as primeiras competências relacionadas à construção da leitura e escrita em uma aluna com TDAH |
Autor(es): | Andrade, Maria Cleonici Lima de |
Orientador(es): | Vieira, Denise de Oliveira |
Assunto: | Alfabetização Letramento Intervenção psicopedagógica |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 22-Nov-2018 |
Referência: | ANDRADE, Maria Cleonici Lima de. Desenvolvendo as primeiras competências relacionadas à construção da leitura e escrita em uma aluna com TDAH. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi intervir nos processos de aquisição de competência relacionados à construção da leitura e escrita, em uma aluna com dificuldade de aprendizagem, por meio de uma intervenção psicopedagógica. Utilizamos a metodologia de pesquisa de intervenção que parte da avaliação psicopedagógica com objetivo de conhecer o sujeito, em suas capacidades e dificuldades. Após a avaliação, elaborou-se uma proposta de intervenção, onde a análise de uma sessão fundamentou os objetivos e estratégias da sessão seguinte. As intervenções foram realizadas com intuito de desenvolver esquemas que favorecessem o desenvolvimento das habilidades e competências para construção de estruturas cognitivas envolvidas no processo de aquisição da leitura e escrita, ora defasadas, tais como: dificuldades em reconhecer as letras que representam as vogais, juntar letras e formar sílabas, estabelecer relações unívocas e biunívocas entre as letras e o seu valor sonoro; completar palavras dissílabas e trissílabas. Concluímos a intervenção e como resultados a aluna foi capaz de fazer a leitura, e escrever palavras simples, fazer a leitura compartilhada de um texto, e reconhecer e escrever o seu prenome. Dessa forma, atingiu a nossa meta que foi desenvolver, na aluna, competências relacionadas à aquisição da leitura e escrita. |
Abstract: | The goal of this work was to intervene, through a psychopedagogic intervention, in the processes leading up to the acquisition of competencies related to the reading and writing skills of a student with learning difficulties. We used an interventive research methodology that bases itself on a psychopedagogic evaluation that aims to build an acquaintance with the subject’s capacities and difficulties. After the evaluation, we elaborated an intervention proposal in which the analysis of a session contributed with the goals and strategies of the following one. The interventions were carried out with the intent of developing schemes that would favor the development of then outdated skills and competencies in the construction of cognitive structures involved in the capacity to read and write, such as: difficulties in recognizing letters that represent vowels, joining letters in order to form syllables, establishing univocal and biunivocal relations between letters and their sound value, and completing dissyllable and trisyllable words. We concluded the intervention, and as a result the student was able to read and write simple words, to share the reading of a text with others and to recognize and write her own name. In this manner, we reached our goal, which was to develop in the student competencies related to the acquisition of reading and writing skills. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|