Utilize este link para identificar ou citar este item:
                https://bdm.unb.br/handle/10483/21074
    
    
| Título: | Literatura de cordel : origens, trajetória no Brasil e usos em sala de aula | 
| Autor(es): | Costa, Valdilene da Silva Carvalho | 
| Orientador(es): | Lacé, Andréia Mello | 
| Assunto: | Literatura de cordel brasileira Cultura popular
 | 
| Data de apresentação: | 2014 | 
| Data de publicação: | 22-Nov-2018 | 
| Referência: | COSTA, Valdilene da Silva Carvalho. Literatura de cordel: origens, trajetória no Brasil e usos em sala de aula. 2014. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014. | 
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivos identificar o surgimento da literatura de Cordel em Portugal; verificar como a literatura de cordel se instituiu como patrimônio da cultura nordestina e apresentar de que forma esse gênero literário pode ser utilizado em sala de aula considerando a pesquisa de Oliveira Silva (2008). ). E o objetivo geral, compreender e reconhecer a atribuição social do gênero cordel, bem como suas características básicas por meio de práticas de leitura, produção e análise linguística reconhecendo sua importância na cultura popular. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos foi a revisão de literatura. Com base nesse caminho, observamos que, a literatura de cordel surgiu em um passado bem distante entre o século V ao XVII, no período da Idade Média. Em relação a trajetória da literatura de cordel no Brasil, mostramos que, com o passar do tempo ela deixa de ser uma cópia do modelo europeu adquirindo sua própria identidade, trazendo características da cultura popular nordestina permitindo a expressão de suas memórias coletivas, experiências históricas e práticas sociais. Quanto a sua utilização em sala de aula, a pesquisa bibliográfica, sobretudo, apoiada nos trabalhos de Oliveira Silva (2008) evidencia que a Literatura de Cordel permite estimular os educandos a olhar de maneira diferenciada os gêneros textuais. | 
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2014. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | 
| Aparece na Coleção: | Pedagogia 
 | 
    
    
    Este item está licenciado na Licença Creative Commons
    