Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21072
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaElisaDeMoraesHofmann_tcc.pdf2,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Food truck temático como embaixador cultural : estudo de caso com o Samurai truck em Brasília
Autor(es): Hofmann, Ana Elisa de Moraes
Orientador(es): Zaneti, Tainá Bacellar
Assunto: Food truck
Turismo e gastronomia
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 21-Nov-2018
Referência: HOFMANN, Ana Elisa de Moraes. Food truck temático como embaixador cultural: estudo de caso com o Samurai truck em Brasília. 2018. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender se os food trucks temáticos são vistos como embaixadores culturais. Para isso, alguns aspectos foram identificados: alimentação, identidade, embaixador cultural, branding, turismo cultural, turismo cidadão, história dos food trucks e resultados da pesquisa. Para a pesquisa, foi utilizado um food truck de comida japonesa em Brasília-DF. Foram feitas leituras para o referencial teórico e análise de dados. Para a coleta dos dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas com consumidores e dono do food truck pesquisado e com um funcionário da Associação Brasiliense de Food Trucks. Por meio das entrevistas e análises, foi possível identificar que os food trucks não atuam como embaixadores culturais, resultado diferente do esperado.
Abstract: This general objective of this research is to understand if thematic food trucks are seen as cultural ambassadors. For this, some aspects were identified: food, identity, cultural ambassador, branding, cultural tourism, citizen tourism, food trucks history and research results. For the research, a Japanese food food truck in Brasília-DF was used. Readings were made for the theoretical reference and data analysis. For the data collection, semi-structured interviews were conducted with consumers and the owner of the food truck researched and with an employee of the Associação Brasiliense de Food Trucks. Through interviews and analysis, it was possible to identify that food trucks do not act as cultural ambassadors, a different result than expected.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21072
Aparece na Coleção:Turismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons