Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21018
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CarolinaSantanaLopesDosSantos_tcc.pdf122,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Castro Alves : o modo como sua obra tem sido abordada em livros didáticos do ensino médio em comparação com as opiniões de grandes críticos da literatura brasileira
Autor(es): Santos, Carolina Santana Lopes dos
Orientador(es): Ribeiro, Pedro Mandagará
Assunto: Literatura brasileira
Livros didáticos
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 14-Nov-2018
Referência: SANTOS, Carolina Santana Lopes dos. Castro Alves: o modo como sua obra tem sido abordada em livros didáticos do ensino médio em comparação com as opiniões de grandes críticos da literatura brasileira. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este artigo analisa o modo como a obra de Castro Alves tem sido abordada em livros didáticos do ensino médio em comparação com as opiniões dispersadas por grandes críticos da literatura brasileira a respeito do autor, conhecido por ser extremamente ligado às inspirações revolucionárias e liberais do século XIX. Após o levantamento da fortuna crítica quanto às diferentes opiniões de críticos da literatura brasileira, foram destacadas as mudanças de abordagem dos livros, bem como as diferenças nos métodos e conteúdos didáticos. Por fim, elucidou-se quais são as abordagens comuns às histórias da literatura e aos livros didáticos, quanto à obra de Castro Alves, e qual segmento crítico (dos autores supracitados) os livros didáticos mais adotam. Além disso, foi abordada também a questão feminina, que, por sua vez, foi bastante explorada nos livros didáticos.
Abstract: This article analyzes how Castro Alves' literary work has been approached in high school textbooks in comparison to the opinions dispersed by great critics of Brazilian literature about the author, known to be extremely connected to the revolutionary and liberal inspirations of the 19th century. After the critical fortune was raised regarding the different opinions of critics to the Brazilian literature, the different approaches of the books were highlighted, as well as the differences in the didactic methods and contents were highlighted. Finally, it was elucidated which are the common approaches to the stories of the literature and to the didactic books, regarding to literary work of Castro Alves, and which critical segment (of the aforementioned authors) the high schools textbooks more adopt. In addition, the feminine question was also addressed, which, in turn, was extensively explored in textbooks.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21018
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons