Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Pedro Mandagará | - |
dc.contributor.author | Santos, Carolina Santana Lopes dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Carolina Santana Lopes dos. Castro Alves: o modo como sua obra tem sido abordada em livros didáticos do ensino médio em comparação com as opiniões de grandes críticos da literatura brasileira. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo analisa o modo como a obra de Castro Alves tem sido abordada em
livros didáticos do ensino médio em comparação com as opiniões dispersadas por
grandes críticos da literatura brasileira a respeito do autor, conhecido por ser
extremamente ligado às inspirações revolucionárias e liberais do século XIX. Após o
levantamento da fortuna crítica quanto às diferentes opiniões de críticos da literatura
brasileira, foram destacadas as mudanças de abordagem dos livros, bem como as
diferenças nos métodos e conteúdos didáticos. Por fim, elucidou-se quais são as
abordagens comuns às histórias da literatura e aos livros didáticos, quanto à obra de
Castro Alves, e qual segmento crítico (dos autores supracitados) os livros didáticos
mais adotam. Além disso, foi abordada também a questão feminina, que, por sua
vez, foi bastante explorada nos livros didáticos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | Castro Alves : o modo como sua obra tem sido abordada em livros didáticos do ensino médio em comparação com as opiniões de grandes críticos da literatura brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-14T12:07:28Z | - |
dc.date.available | 2018-11-14T12:07:28Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21018 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article analyzes how Castro Alves' literary work has been approached in high
school textbooks in comparison to the opinions dispersed by great critics of Brazilian
literature about the author, known to be extremely connected to the revolutionary
and liberal inspirations of the 19th century. After the critical fortune was raised
regarding the different opinions of critics to the Brazilian literature, the different
approaches of the books were highlighted, as well as the differences in the didactic
methods and contents were highlighted. Finally, it was elucidated which are the
common approaches to the stories of the literature and to the didactic books,
regarding to literary work of Castro Alves, and which critical segment (of the
aforementioned authors) the high schools textbooks more adopt. In addition, the
feminine question was also addressed, which, in turn, was extensively explored in
textbooks. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21018 | - |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|