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dc.contributor.authorMontenegro, Manuel Carlos-
dc.identifier.citationMONTENEGRO, Manuel Carlos. Produzir poesia e aprimorar a escrita: contribuições teóricas para a prática do educador em sala de aula. [2018]. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta a base teórica para o educador em sala de aula disposto a usar poemas na escrita criativa como contribuição à diminuição do analfabetismo funcional no Ensino Fundamental (INAF, 2016). Justifica-se pelas vivências acadêmicas e pessoais do autor, influenciado pela Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (2000). A metodologia foi a revisão bibliográfica de pesquisas sobre exercícios de escrita criativa. A pesquisa confirmou que a estratégia pedagógica de ensinar poesia por meio de sua produção no ambiente escolar permite o desenvolvimento da habilidade da escrita combinado à transformação do educando em sujeito social, o que contribui para a superação do alfabetismo funcional, segundo a Pedagogia da Autonomia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAnalfabetismopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetização funcionalpt_BR
dc.subject.keywordPoesia brasileirapt_BR
dc.titleProduzir poesia e aprimorar a escrita : contribuições teóricas para a prática do educador em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-13T13:28:10Z-
dc.date.available2018-11-13T13:28:10Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21010-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study presents a theory review for educators interested in using poems as a learning strategy to overcome functional illiteracy (INAF, 2016) through activities in Middle School. It is motivated by the personal life-experience of the researcher, inspired by Paulo Freire´s pedagogy of autonomy (2000). The methodology of this study relies on a bibliographic review of researches of creative writing exercises as a learning strategy. The study confirmed that the learning strategy of teaching poetry through classroom poetry writing activities enables the development of writing skills combined with the transformation of students into social subjects, which contributes to the overcoming of functional illiteracy, as intended by Freire´s pedagogy of autonomy.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21010-
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