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https://bdm.unb.br/handle/10483/20965
Título: | Estudo da resistência à fadiga em alto ciclo para um aço de caixa de transmissão em helicópteros |
Autor(es): | Leitão, Lucas Brasileiro Cesar |
Orientador(es): | Carneiro, Sérgio Henrique da Silva |
Assunto: | Resistência de materiais Materiais - fadiga |
Data de apresentação: | 10-Set-2018 |
Data de publicação: | 8-Nov-2018 |
Referência: | LEITÃO, Lucas Brasileiro Cesar. Estudo da resistência à fadiga em alto ciclo para um aço de caixa de transmissão em helicópteros. 2018. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho faz parte de uma colaboração entre a Airbus Helicopters e o Institut de Mécanique et d'Ingénierie (I2M), que visa melhorar o conhecimento do comportamento e da vida útil de um aço usado para produção de peças na indústria aeroespacial. O objetivo deste projeto é identificar os fatores responsáveis por uma dispersão nos valores de resistência a fadiga para peças produzidas sob os mesmos processos de fabricação e testadas em fadiga de alto ciclo em flexão rotativa.O material deste estudo é um aço martensítico de baixa liga, em estado temperado sem tratamentos químicos. Este aço é usado em engrenagens e eixos de transmissão de força, submetidos a esforços de flexão e torção muito elevados, abordando a resistência à fadiga de alto ciclo, processos de fabricação por usinagem, tratamento térmico e acabamento superficial. Através das observações feitas pelos microscópios óticos e de varredura e análises de rugosidade, pôde-se entender a natureza das rupturas dos corpos de prova testados. Novos corpos de prova foram usinados para serem testados em fadiga de alto ciclo de acordo com o método da escada e terem seus desempenhos analisados. Notou-se que os parâmetros de usinagem, como o desgaste da peça de corte, causam deformações plásticas indesejáveis na superfície da peça, elevando sua rugosidade e transformando as camadas externas, gerando uma frágil camada branca. Esses atributos quando em conjunto geram a iniciação de trincas e redução da resistência em fadiga do material, enquanto um bom acabamento superficial mesmo com a camada branca pode gerar alto desempenho do material. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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