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https://bdm.unb.br/handle/10483/20953
Título: | Exergames : uma possibilidade para a educação física escolar |
Autor(es): | Guimarães, Jéssica de Simas |
Orientador(es): | Melo, Alessandra Pessoa Coimbra de |
Assunto: | Educação física para deficientes Jogos eletrônicos Vídeo games |
Data de apresentação: | 23-Jun-2016 |
Data de publicação: | 5-Nov-2018 |
Referência: | GUIMARÃES, Jéssica de Simas. Exergames: uma possibilidade para a educação física escolar. 2016. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O presente trabalho pretende discutir e analisar os desafios e as possíveis contribuições da aplicação do videogame, em especial o exergame, nas aulas de Educação Física como ferramenta de aprendizagem. Para tanto o mesmo buscou investigar o seguinte problema de pesquisa: Quais os desafios e possibilidades da implantação dos exergames na educação física escolar? Nesse sentido objetivou: Inserir os videogames nas aulas de educação física em especial o exergame; Apresentar a história do videogame e dos jogos eletrônicos; Identificar possibilidades de uso do exergame como ferramenta de aprendizagem. O trabalho em questão teve como método a revisão bibliográfica, pesquisando trabalhos publicados entre os anos de 2005 até 2015, sendo estes encontrados nos periódicos da Educação Física. Foram também utilizadas outras fontes de informação a res-peito do tema, como livros, páginas de internet e referências de autores. As análises de dados demonstraram que os exergames têm como possibilidades pedagógicas práticas que se estendem além do jogo, são elas: trocas culturais entre jogadores de diferentes lugares, possibilidade de conhecer novos jogos e a partir disso surgir o interesse na participação do esporte/jogo na vida real como forma de lazer ou até mesmo de treinamento e em relação à educação especial (uso dos exergames pelas pessoas com deficiência) como forma de inclusão. Percebe-se a necessidade de treinamento de professores e funcionários, como também, investimento da escola na parte estrutural e de equipamentos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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