Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Melo, Alessandra Pessoa Coimbra de | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Jéssica de Simas | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Jéssica de Simas. Exergames: uma possibilidade para a educação física escolar. 2016. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende discutir e analisar os desafios e as possíveis contribuições da aplicação do videogame, em especial o exergame, nas aulas de Educação Física como ferramenta de aprendizagem. Para tanto o mesmo buscou investigar o seguinte problema de pesquisa: Quais os desafios e possibilidades da implantação dos exergames na educação física escolar? Nesse sentido objetivou: Inserir os videogames nas aulas de educação física em especial o exergame; Apresentar a história do videogame e dos jogos eletrônicos; Identificar possibilidades de uso do exergame como ferramenta de aprendizagem. O trabalho em questão teve como método a revisão bibliográfica, pesquisando trabalhos publicados entre os anos de 2005 até 2015, sendo estes encontrados nos periódicos da Educação Física. Foram também utilizadas outras fontes de informação a res-peito do tema, como livros, páginas de internet e referências de autores. As análises de dados demonstraram que os exergames têm como possibilidades pedagógicas práticas que se estendem além do jogo, são elas: trocas culturais entre jogadores de diferentes lugares, possibilidade de conhecer novos jogos e a partir disso surgir o interesse na participação do esporte/jogo na vida real como forma de lazer ou até mesmo de treinamento e em relação à educação especial (uso dos exergames pelas pessoas com deficiência) como forma de inclusão. Percebe-se a necessidade de treinamento de professores e funcionários, como também, investimento da escola na parte estrutural e de equipamentos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física para deficientes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vídeo games | pt_BR |
dc.title | Exergames : uma possibilidade para a educação física escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-05T14:46:17Z | - |
dc.date.available | 2018-11-05T14:46:17Z | - |
dc.date.submitted | 2016-06-23 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20953 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|