Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20949
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_TiagoPestillaFabbri_tcc.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Segunda sem carne : o Projeto de Lei nº 87/2016 da ALESP e suas controvérsias
Autor(es): Fabbri, Tiago Pestilla
Orientador(es): Cruz, Fernanda Natasha Bravo
Assunto: Veganismo
Vegetarianismo
Carne
Projetos de lei
Data de apresentação: 21-Jun-2018
Data de publicação: 5-Nov-2018
Referência: FABBRI, Tiago Pestilla. Segunda sem carne: o Projeto de Lei nº 87/2016 da ALESP e suas controvérsias. 2018. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: No presente trabalho, analisa-se o Projeto de Lei nº 87/2016 da Assembleia Legislativa de São Paulo sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede, percebendo o seu processo de construção, as relações entre os atores a ele associados e a repercussão de sua aprovação. Essa análise operacionaliza-se através da elaboração de uma cartografia de controvérsias que expõem os argumentos dos principais atores e suas interações durante o período que antecede a elaboração da lei, retratado nas experiências com a campanha Segunda Sem Carne, até o seu veto pelo governador. O projeto, que pretende proibir o fornecimento de carnes e seus derivados às segundas-feiras em restaurantes, lanchonetes, bares, escolas, refeitórios e estabelecimentos similares que exerçam suas atividades nos órgãos públicos do Estado de São Paulo, foi aprovado de maneira rápida e gerou resistência das entidades do setor de carnes e de boa parcela da população que, abastecida de informações por uma mídia pouco imparcial, não teve acesso às justificativas que fomentaram a elaboração do projeto ou discordou dos seus termos. A partir da observação desse obstáculo informativo, verifica-se que a manutenção de uma agenda positiva, não proibitiva, construída através de parcerias com caráter educativo, é ainda uma estratégia necessária na construção de políticas públicas que incentivem o veganismo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons