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dc.contributor.advisorNeiva, Elaine Rabelo-
dc.contributor.authorSantana, Olavo Pontes-
dc.identifier.citationSANTANA, Olavo Pontes. Repensando o papel do controle interno na administração pública: o caso da implantação do Programa de Gestão de Riscos pela Controladoria-Geral do Distrito Federal. 2018. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, em especial após os recentes escândalos de corrupção que resultaram em desvios de volumosos recursos financeiros na Administração Pública brasileira, voltou ao debate a efetividade dos mecanismos de controle vigentes, que não foram capazes de coibir preventivamente pelo menos parte das irregularidades, sendo extremamente difícil reverter os prejuízos já causados aos cofres públicos. Buscam-se ações consideradas bem-sucedidas que possam servir de resposta aos anseios da sociedade e, por isso, nesta pesquisa foi avaliada a implantação do Programa de Gestão de Riscos pela Controladoria-Geral do Distrito Federal em 24 unidades de alta complexidade do Governo do Distrito Federal tendo em vista seus possíveis resultados perceptíveis e mensuráveis no que se refere à atuação preventiva na utilização de recursos públicos e à aproximação de um serviço que contribua para a tomada de decisões antes mesmo que sejam empreendidos esforços em projetos de alto risco. Foi aplicada a análise de conteúdo às entrevistas realizadas com stakeholders do programa e aos documentos levantados durante a observação participante na Controladoria, que também gerou diários de campo utilizados como instrumentos. Além disso, foi utilizado o Modelo Lógico para externalizar os indicadores e resultados do programa. A partir da triangulação desses métodos, foi possível verificar que dos 40 indicadores levantados, a fase de operacionalização representou 14, sendo 13 deles alcançados e um para demonstrar o andamento do programa. Por outro lado, dos 14 indicadores para a fase de fomento e acompanhamento, três foram parcialmente alcançados, quatro foram cumpridos, dois não foram alcançados e cinco ainda não são passíveis de mensuração. Enquanto isso, a fase de capacitação e implantação, que somou 12 indicadores, teve um parcialmente alcançado, dois cumpridos, três que não foram possíveis de mensurar e outros seis foram utilizados para demonstrar o andamento do programa. Foi empreendida uma tentativa de aplicar questionários para verificar a percepção dos servidores dos órgãos onde está ocorrendo a implantação da Gestão de Riscos, porém a quantidade de respostas coletadas não gerou análises conclusivas o que, por outro lado, reafirma algumas dificuldades do programa principalmente no que se refere ao engajamento dos servidores das demais unidades administrativas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordControle internopt_BR
dc.subject.keywordAdministração públicapt_BR
dc.titleRepensando o papel do controle interno na administração pública : o caso da implantação do Programa de Gestão de Riscos pela Controladoria-Geral do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-05T10:54:25Z-
dc.date.available2018-11-05T10:54:25Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20946-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20946-
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