Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20941
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LuanaMondadoriLoureiro_tcc.pdf881,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Articulação e coordenação do Programa Nacional de Alimentação Escolar
Autor(es): Loureiro, Luana Mondadori
Orientador(es): Lúcio, Magda de Lima
Coorientador(es): Laranja, Lara Silva
Assunto: Segurança alimentar
Merenda escolar
Data de apresentação: 3-Jul-2018
Data de publicação: 31-Out-2018
Referência: LOUREIRO, Luana Mondadori. Articulação e coordenação do Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2018. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A preocupação com a fome no mundo passou a ser destaque no início do século XX, o termo Segurança Alimentar surge pela primeira vez após o fim da 1ª Guerra Mundial o qual tratava-se de uma questão de segurança nacional por parte das nações, já no final da 2ª Guerra percebeu-se que a fome e a pobreza deveriam ser enfrentadas através de cooperações internacionais, e assim surgiram inúmeros programas com o intuito de sanar esse problema. Atualmente as questões relacionadas com a alimentação ainda existem, e estão ligadas a fatores políticos, econômicos e sociais, pois além da fome enfrentamos problemas de desnutrição, falta de nutrientes, sobrepeso, obesidade e distúrbios alimentares. Assim, tornou-se necessária a criação de políticas públicas de assistência social, com projetos voltados para saúde e educação, através do acesso a uma alimentação adequada e de qualidade. O presente estudo desenvolveu uma análise apresentando de que maneira a articulação e a coordenação que envolvem o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) estão relacionados. O trabalho se propôs a identificar os atores sociais envolvidos, suas participações e contribuições realizadas dentro dos Programas, além de verificar o modelo de gestão dentro do PNAE para identificar como ocorrem os mecanismos de articulação e coordenação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons