Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20927
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ManoelMessiasSantanaDoCarmoFilho_tcc.pdf804,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A indenização por danos morais e pessoais devido a eventos adversos de medicamentos
Autor(es): Carmo Filho, Manoel Messias Santana do
Orientador(es): Pinheiro, Rafael Mota
Assunto: Medicamentos - efeitos colaterais
Farmacêuticos
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 30-Out-2018
Referência: CARMO FILHO, Manoel Messias Santana do. A indenização por danos morais e pessoais devido a eventos adversos de medicamentos. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A indenização por danos morais e pessoais devido a eventos adversos de medicamentos é uma forma de compensação que indivíduos podem recorrer, judicialmente, para buscar uma reparação por um erro grave cometido. Historicamente, diversos fármacos causaram danos permanentes à saúde de várias pessoas, por exemplo, o VIOXX ®, DIPIRONA ® e diversos outros medicamentos ou associações de drogas. Indenizações por danos morais e pessoais são uma via alternativa para buscar uma reparação por eventos adversos de medicamentos, sendo os médicos, farmacêuticos e as indústrias de medicamentos os protagonistas responsivos por evitar eventos adversos em pacientes, bem como também, são os promotores pela divulgação, suspensão, estudo, análise de associações, esclarecimentos e comparações de todos os medicamentos fornecidos para o consumidor. A revisão integrativa inclui a análise de pesquisas relevantes que dão suporte para a tomada de decisão e a melhoria da prática clínica, possibilitando a síntese do estado do conhecimento de um determinado assunto, além de apontar lacunas do conhecimento que precisam ser preenchidas com a realização de novos estudos. O papel do farmacêutico é fundamental, para que possíveis erros não ocorram, além de atuar em parceria com médicos e a indústria, na divulgação de informações extremamente relevantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20927
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons