Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20916
Título: | Avaliação da aprendizagem significativa na disciplina de Farmacotécnica |
Autor(es): | Elias, Marcelo Bácoli |
Orientador(es): | Gelfuso, Guilherme Martins |
Assunto: | Ensino superior Professores universitários |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 29-Out-2018 |
Referência: | ELIAS, Marcelo Bácoli. Avaliação da aprendizagem significativa na disciplina de Farmacotécnica. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O laboratório de ensino é algo que está presente nas discussões sobre ensino, transposição
didática e aprendizagem significativa. A oferta de conhecimento estruturado de maneira
lógica, a existência de conhecimentos prévios que ancorem o novo conhecimento, além da
disposição para aprender são fatores essenciais para que ocorra a aprendizagem significativa.
O uso de mapas conceituais constitui uma forma de avaliação da construção do
conhecimento e também de análise da bagagem prévia dos alunos. A aprendizagem
significativa permeia as Diretrizes Curriculares Nacionais e traz que o projeto pedagógico
do curso de graduação em Farmácia deve ser focado na aprendizagem do estudante diante
de metodologias ativas de ensino. O ensino de farmacotécnica está presente no eixo de
tecnologia e inovação sendo objeto de estudo deste trabalho que avalia a aprendizagem
significativa de conteúdos na disciplina Farmacotécnica ministrada no campus Darcy
Ribeiro, da Universidade de Brasília, para propor alterações do ponto de vista pedagógico
na organização da disciplina. Os questionários aplicados mostraram a dependência da aula
teórica seja posterior ou anterior à aula experimental, mesmo que os estudantes reconheçam
que esta é eficiente em termos teóricos e práticos. Em relação à aula teórica, a eficiência da
aula experimental depende dos objetivos do experimento e da condução dos procedimentos
e da função do professor como facilitador do conhecimento. Dessa forma, destaca-se a
importância do professor e da didática relativa ao experimento, para que a aula seja melhor
aproveitada pelos alunos diante das deficiências verificadas no roteiro experimental, na
estrutura do laboratório e nos materiais utilizados. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde,
Departamento de Farmácia, 2018. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20916 |
Aparece na Coleção: | Farmácia - Campus Darcy Ribeiro
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons