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2018_MarceloBacoliElias_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorGelfuso, Guilherme Martins-
dc.contributor.authorElias, Marcelo Bácoli-
dc.identifier.citationELIAS, Marcelo Bácoli. Avaliação da aprendizagem significativa na disciplina de Farmacotécnica. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO laboratório de ensino é algo que está presente nas discussões sobre ensino, transposição didática e aprendizagem significativa. A oferta de conhecimento estruturado de maneira lógica, a existência de conhecimentos prévios que ancorem o novo conhecimento, além da disposição para aprender são fatores essenciais para que ocorra a aprendizagem significativa. O uso de mapas conceituais constitui uma forma de avaliação da construção do conhecimento e também de análise da bagagem prévia dos alunos. A aprendizagem significativa permeia as Diretrizes Curriculares Nacionais e traz que o projeto pedagógico do curso de graduação em Farmácia deve ser focado na aprendizagem do estudante diante de metodologias ativas de ensino. O ensino de farmacotécnica está presente no eixo de tecnologia e inovação sendo objeto de estudo deste trabalho que avalia a aprendizagem significativa de conteúdos na disciplina Farmacotécnica ministrada no campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília, para propor alterações do ponto de vista pedagógico na organização da disciplina. Os questionários aplicados mostraram a dependência da aula teórica seja posterior ou anterior à aula experimental, mesmo que os estudantes reconheçam que esta é eficiente em termos teóricos e práticos. Em relação à aula teórica, a eficiência da aula experimental depende dos objetivos do experimento e da condução dos procedimentos e da função do professor como facilitador do conhecimento. Dessa forma, destaca-se a importância do professor e da didática relativa ao experimento, para que a aula seja melhor aproveitada pelos alunos diante das deficiências verificadas no roteiro experimental, na estrutura do laboratório e nos materiais utilizados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordProfessores universitáriospt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem significativa na disciplina de Farmacotécnicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-10-29T13:42:35Z-
dc.date.available2018-10-29T13:42:35Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20916-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20916-
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