Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20905
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DiegoDeOliveira_tcc.pdf852,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Democratização do direito de acesso à justiça : Justiça Itinerante
Autor(es): Oliveira, Diego de
Orientador(es): Lúcio, Magda de Lima
Coorientador(es): Laranja, Lara Silva
Assunto: Acesso à justiça
Defensoria Pública
Data de apresentação: 2-Jul-2018
Data de publicação: 26-Out-2018
Referência: OLIVEIRA, Diego de. Democratização do direito de acesso à justiça: Justiça Itinerante. 2018. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os processos conflituosos são tratados na atualidade, assim como têm sido tratados durante séculos, de uma maneira exclusivamente sob responsabilidade do sistema judiciário. Este transformou-se em uma estrutura considera parte do tripé onde sustenta-se o aparelho de um Estado Democrático. A pesquisa aqui apresentada foi estruturada de forma que mostre como o acesso à justiça pode ser ampliado através de estruturas diversas dos tribunais. A Justiça Itinerante, que se mostra como uma política pública instalada das mais diversas formas pelo território brasileiro, foi analisa baseada no referencial teórico sobre acesso à justiça e políticas públicas. Foi constatado um grande potencial de promoção do acesso à justiça por meio da Justiça Itinerante, porém, há pelo menos dois anos o país tem passado por forte crise econômica e social, o que acarreta no impedimento da ampliação de recursos para políticas e instituições de cunho social e democrático, como a própria Defensoria Pública da União, analisada neste documento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons