Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20902
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AmandaVanessaDoNascimento_tcc.pdf585,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pesquisa de preço no processo de compras públicas : um estudo de caso da ferramenta Painel de Preços
Autor(es): Nascimento, Amanda Vanessa do
Orientador(es): Gomes, Ricardo Corrêa
Assunto: Compras públicas
Gasto público
Preços públicos
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 26-Out-2018
Referência: NASCIMENTO, Amanda Vanessa do. Pesquisa de preço no processo de compras públicas: um estudo de caso da ferramenta Painel de Preços. 2018. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A administração Pública somente nos últimos dois anos, de acordo com a plataforma Painel de Preços (2018), gastou R$ 59.843.716.394,89 em compras públicas homologadas de materiais. O presente trabalho buscou examinar, através de um estudo de caso, como a ferramenta Painel de Preços é desenvolvida, identificando quem são, qual papel e influências dos stakeholders envolvidos no processo da ferramenta, além de identificar as vantagens e/ou dificuldades percebidas por gestores usuários da plataforma. A pesquisa é de natureza empírica com delineamento descritivo, optando por uma abordagem qualitativa. Os instrumentos para coleta de dados são dois distintos roteiros de entrevistas, um aplicado aos usuários da ferramenta de diferentes órgãos e outro aplicado à servidores da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, além do instrumento de dados secundários (documentos) obtidos pela SEGES e sítios oficiais. Foi realizada a análise de conteúdo para procedimento de análise de dados. Dessa forma, os resultados da pesquisa mostraram que o desenvolvimento da ferramenta é decorrente da demanda dos outros órgãos que não possuíam ferramenta de pesquisa de preço e tinham dificuldade em realiza-la no Comprasnet, o que os levava a efetuar a pesquisa diretamente com o fornecedor, que por sua vez ditava o preço. Além disso foram identificados os stakeholders, os quais se classificaram em cinco diferentes modelos: regulador, definidor de agenda, colaborador, controlador e legitimador. Dos cinco modelos, os colaboradores foram os que se destacaram na classificação. Por fim, para responder um dos objetivos específicos, através da análise de conteúdo das entrevistas à gestores de diferentes órgãos e fazendo uso do software Iramuteq, foi percebido as vantagens da plataforma, como: gratuidade, acesso livre em diferentes computadores e celulares e menor tempo em realizar a pesquisa de preço. E identificadas dificuldades, como: deficiência no catálogo de materiais e serviços e instabilidade no site da plataforma.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20902
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons