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dc.contributor.advisorGomes, Ricardo Corrêa-
dc.contributor.authorNascimento, Amanda Vanessa do-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Amanda Vanessa do. Pesquisa de preço no processo de compras públicas: um estudo de caso da ferramenta Painel de Preços. 2018. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA administração Pública somente nos últimos dois anos, de acordo com a plataforma Painel de Preços (2018), gastou R$ 59.843.716.394,89 em compras públicas homologadas de materiais. O presente trabalho buscou examinar, através de um estudo de caso, como a ferramenta Painel de Preços é desenvolvida, identificando quem são, qual papel e influências dos stakeholders envolvidos no processo da ferramenta, além de identificar as vantagens e/ou dificuldades percebidas por gestores usuários da plataforma. A pesquisa é de natureza empírica com delineamento descritivo, optando por uma abordagem qualitativa. Os instrumentos para coleta de dados são dois distintos roteiros de entrevistas, um aplicado aos usuários da ferramenta de diferentes órgãos e outro aplicado à servidores da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, além do instrumento de dados secundários (documentos) obtidos pela SEGES e sítios oficiais. Foi realizada a análise de conteúdo para procedimento de análise de dados. Dessa forma, os resultados da pesquisa mostraram que o desenvolvimento da ferramenta é decorrente da demanda dos outros órgãos que não possuíam ferramenta de pesquisa de preço e tinham dificuldade em realiza-la no Comprasnet, o que os levava a efetuar a pesquisa diretamente com o fornecedor, que por sua vez ditava o preço. Além disso foram identificados os stakeholders, os quais se classificaram em cinco diferentes modelos: regulador, definidor de agenda, colaborador, controlador e legitimador. Dos cinco modelos, os colaboradores foram os que se destacaram na classificação. Por fim, para responder um dos objetivos específicos, através da análise de conteúdo das entrevistas à gestores de diferentes órgãos e fazendo uso do software Iramuteq, foi percebido as vantagens da plataforma, como: gratuidade, acesso livre em diferentes computadores e celulares e menor tempo em realizar a pesquisa de preço. E identificadas dificuldades, como: deficiência no catálogo de materiais e serviços e instabilidade no site da plataforma.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCompras públicaspt_BR
dc.subject.keywordGasto públicopt_BR
dc.subject.keywordPreços públicospt_BR
dc.titlePesquisa de preço no processo de compras públicas : um estudo de caso da ferramenta Painel de Preçospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-10-26T12:14:14Z-
dc.date.available2018-10-26T12:14:14Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20902-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20902-
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