Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20899
Título: | A relevância do livro como objeto de estudo no curso de Biblioteconomia |
Autor(es): | Soares, Tatyanne Pereira Soares |
Orientador(es): | Baptista, Dulce Maria |
Assunto: | Livros eletrônicos |
Data de apresentação: | 4-Jul-2018 |
Data de publicação: | 26-Out-2018 |
Referência: | SOARES, Tatyanne Pereira Soares. A relevância do livro como objeto de estudo no curso de Biblioteconomia. 2018. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A presente pesquisa procurou abordar a relevância do livro como objeto de
estudo no curso de biblioteconomia. Inicialmente, por meio de um levantamento
bibliográfico, expõe aspectos históricos e tecnológicos relacionados ao livro que
ilustram sua importância para sociedade em geral e discorre a respeito de questões
atuais sobre o futuro do livro, das bibliotecas e o papel do bibliotecário neste novo
cenário. Em seguida, apresenta uma pesquisa qualitativa realizada por meio de dados
levantados em currículos de biblioteconomia de 23 Instituições de Ensino Superior
federais e estatuais do país, com o objetivo de observar como este assunto tem sido
abordado nos cursos de formação. Constatou-se resultados que indicam que, embora
com designações diferentes, a disciplina está presente na maioria delas, mas possuem
alguns aspectos que precisam receber maior atenção dos bibliotecários. |
Abstract: | This research seeks to address the relevance of the book as an object of study in
the course of librarianship. Initially, by means ofa literature review, exposes historical
and technological aspects related to the book that illustrate its importance for society in
general and discusses current issues about the future of books, libraries, and the role of
the librarian in this new setting. Then, presents a qualitative research carried out by
means of data collected in librarianship curricula of 23 federal and state higher
education institutions of the country with the objective of observing how this subject
has been approached in the training courses. Results were found indicating that,
although with different designations, discipline is present in most of them, but they do
have some aspects that need to get more attention from librarians. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons