Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20899
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_TatyannePereiraSoares_tcc.pdf1,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A relevância do livro como objeto de estudo no curso de Biblioteconomia
Autor(es): Soares, Tatyanne Pereira Soares
Orientador(es): Baptista, Dulce Maria
Assunto: Livros eletrônicos
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 26-Out-2018
Referência: SOARES, Tatyanne Pereira Soares. A relevância do livro como objeto de estudo no curso de Biblioteconomia. 2018. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente pesquisa procurou abordar a relevância do livro como objeto de estudo no curso de biblioteconomia. Inicialmente, por meio de um levantamento bibliográfico, expõe aspectos históricos e tecnológicos relacionados ao livro que ilustram sua importância para sociedade em geral e discorre a respeito de questões atuais sobre o futuro do livro, das bibliotecas e o papel do bibliotecário neste novo cenário. Em seguida, apresenta uma pesquisa qualitativa realizada por meio de dados levantados em currículos de biblioteconomia de 23 Instituições de Ensino Superior federais e estatuais do país, com o objetivo de observar como este assunto tem sido abordado nos cursos de formação. Constatou-se resultados que indicam que, embora com designações diferentes, a disciplina está presente na maioria delas, mas possuem alguns aspectos que precisam receber maior atenção dos bibliotecários.
Abstract: This research seeks to address the relevance of the book as an object of study in the course of librarianship. Initially, by means ofa literature review, exposes historical and technological aspects related to the book that illustrate its importance for society in general and discusses current issues about the future of books, libraries, and the role of the librarian in this new setting. Then, presents a qualitative research carried out by means of data collected in librarianship curricula of 23 federal and state higher education institutions of the country with the objective of observing how this subject has been approached in the training courses. Results were found indicating that, although with different designations, discipline is present in most of them, but they do have some aspects that need to get more attention from librarians.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons