Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20881
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BrunaKarlaSoaresAraujo_tcc.pdf7,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da eficiência de um ponto de entrega para pequenos volumes na gestão dos resíduos da construção civil no Distrito Federal
Autor(es): Araujo, Bruna Karla Soares
Orientador(es): Gomes, Paulo Celso dos Reis
Assunto: Resíduos da construção civil
Reciclagem
Data de apresentação: 6-Jul-2018
Data de publicação: 24-Out-2018
Referência: ARAUJO, Bruna Karla Soares. Análise da eficiência de um ponto de entrega para pequenos volumes na gestão dos resíduos da construção civil no Distrito Federal. 2018. 109 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A partir do rápido crescimento da geração de resíduos da construção (RCC) em âmbito nacional, acarretando grandes problemas ambientais, sociais e econômico, foi necessário criar políticas para o planejamento e gestão destes resíduos com a finalidade da redução de seus volumes. Diante disso os estados brasileiros e munícipios têm procurado em se adequar aos regulamentos, entretanto os grandes empecilhos surgiram durante essa trajetória. Dada a atual situação no DF, e dentro do âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas contribuições para a resolução CONAMA 307/2002, da Lei Distrital n. 4.704, e do Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos gerado através dela. O presente trabalho objetiva propor um processo de logística para reciclagem eficiente que atenda a demanda dos RCC depositados em uma das infraestruturas selecionadas para auxiliar a gestão, proposta pelo tal Plano, o Ponto de Entrega para Pequenos Volumes localizado na Região Administrativa de Ceilândia, através da avaliação da influência da instalação deste PEPV em 22 pontos de despejo irregular dentro da sua abrangência e a triagem das amostras de RCC coletadas nessa infraestrutura para verificar seu percentual reciclável, além da quantificação do volume médio diário de RCC disposto no mesmo. O trabalho diagnostica a discreta e insuficiente melhora no que tange a abrangência da utilização do PEPV entre os anos de 2017 e 2018. E destacada ainda o grande potencial reciclável identificado nos RCC do PEPV, que foram utilizados como matéria prima da ATTR de Samambaia para produzir agregados, segundo o processo logística apresentado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons