Título: | Avaliação do modelo de risco das organizações de manutenção de produto aeronáutico pela Agência Nacional de Aviação Civil |
Autor(es): | Magalhães, George Fernando Silva |
Orientador(es): | Celestino, Victor Rafael Rezende |
Assunto: | Avaliação de risco Risco institucional |
Data de apresentação: | 9-Jul-2018 |
Data de publicação: | 23-Out-2018 |
Referência: | MAGALHÃES, George Fernando Silva. Avaliação do modelo de risco das organizações de manutenção de produto aeronáutico pela Agência Nacional de Aviação Civil. 2018. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é avaliar como o modelo de risco existente em uma agência
reguladora, a ANAC, desenvolvido com base em indicadores constantes em norma emitida pela
agência (MPR 900), classifica o risco das organizações de manutenção (OM), para orientar a
alocação de recursos para supervisão e fiscalização naquelas organizações que apresentem
maior risco. A compreensão e análise do risco é fundamental para as atividades das
organizações, visando aprimorar controles e priorizar processos relevantes, diversos
frameworks foram desenvolvidos ao longo do tempo para realizar a análise e impacto dos
riscos, como os da COSO e da ISO. Na aviação civil, a International Civil Aviation
Organization (ICAO) desenvolveu o Safety Management System, que estabelece padrões de
segurança para o setor que abrange todos os envolvidos na operação e manutenção do produto
aeronáutico. No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil é a agência reguladora
responsável pela supervisão e fiscalização das empresas que fazem manutenção do produto
aeronáutico, que é realizada com base no risco de cada empresa, de acordo com critérios
subjetivos de probabilidade, severidade e relevância, estabelecidos no manual de
procedimentos do inspetor para avaliação de segurança. O problema estudado foi como esse
modelo classifica as empresas de manutenção, utilizando-se do design science, modelagem
estatística e simulação de Monte Carlo, portanto de abordagem quantitativa. Os resultados
indicam um peso significativo em indicadores como a quantidade de pessoal técnico, o tipo de
base da empresa, a existência ou não de certificações, muito em função da escala de
probabilidade, severidade e relevância estabelecida. Conclui-se que o atual modelo pode induzir
a priorização de empresas de manutenção que não possuem o risco mais relevante. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Administração, 2018. |
Aparece na Coleção: | Administração
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