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Título: Avaliação do modelo de risco das organizações de manutenção de produto aeronáutico pela Agência Nacional de Aviação Civil
Autor(es): Magalhães, George Fernando Silva
Orientador(es): Celestino, Victor Rafael Rezende
Assunto: Avaliação de risco
Risco institucional
Data de apresentação: 9-Jul-2018
Data de publicação: 23-Out-2018
Referência: MAGALHÃES, George Fernando Silva. Avaliação do modelo de risco das organizações de manutenção de produto aeronáutico pela Agência Nacional de Aviação Civil. 2018. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar como o modelo de risco existente em uma agência reguladora, a ANAC, desenvolvido com base em indicadores constantes em norma emitida pela agência (MPR 900), classifica o risco das organizações de manutenção (OM), para orientar a alocação de recursos para supervisão e fiscalização naquelas organizações que apresentem maior risco. A compreensão e análise do risco é fundamental para as atividades das organizações, visando aprimorar controles e priorizar processos relevantes, diversos frameworks foram desenvolvidos ao longo do tempo para realizar a análise e impacto dos riscos, como os da COSO e da ISO. Na aviação civil, a International Civil Aviation Organization (ICAO) desenvolveu o Safety Management System, que estabelece padrões de segurança para o setor que abrange todos os envolvidos na operação e manutenção do produto aeronáutico. No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil é a agência reguladora responsável pela supervisão e fiscalização das empresas que fazem manutenção do produto aeronáutico, que é realizada com base no risco de cada empresa, de acordo com critérios subjetivos de probabilidade, severidade e relevância, estabelecidos no manual de procedimentos do inspetor para avaliação de segurança. O problema estudado foi como esse modelo classifica as empresas de manutenção, utilizando-se do design science, modelagem estatística e simulação de Monte Carlo, portanto de abordagem quantitativa. Os resultados indicam um peso significativo em indicadores como a quantidade de pessoal técnico, o tipo de base da empresa, a existência ou não de certificações, muito em função da escala de probabilidade, severidade e relevância estabelecida. Conclui-se que o atual modelo pode induzir a priorização de empresas de manutenção que não possuem o risco mais relevante.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Administração, 2018.
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