Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20819
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_IzadoraPimentaRocha_tcc.pdf29,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Soluções para a valorização dos resíduos sólidos e minimização dos rejeitos em um restaurante modelo no Distrito Federal
Autor(es): Carvalho, Izadora Pimenta Rocha
Orientador(es): Alves, Conceição de Maria Albuquerque
Coorientador(es): Brito, Antônio José de
Assunto: Resíduos sólidos
Lixo - eliminação
Data de apresentação: 12-Jul-2018
Data de publicação: 16-Out-2018
Referência: CARVALHO, Izadora Pimenta Rocha. Soluções para a valorização dos resíduos sólidos e minimização dos rejeitos em um restaurante modelo no Distrito Federal. 2018. 126 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O padrão de consumo atingido pela sociedade culmina hoje em um dos grandes problemas ambientais, a exorbitante geração de resíduos sólidos e a dificuldade em se encontrar destino ambientalmente adequado para tal volume. Os restaurantes integram o rol de estabelecimentos que atuam como grandes geradores de lixo (geração acima de 120 litros de resíduos indiferenciados por dia) no Distrito Federal decorrente, muitas vezes, de um gerenciamento inadequado e de uma mentalidade social ainda pouco sensibilizada no que tange à problemática dos resíduos. No presente trabalho foram apresentados os conceitos referentes ao correto gerenciamento dos resíduos sólidos do ponto de vista legal e ambiental necessários para o entendimento de como se dá o manejo de resíduos sólidos, mais especificamente, em um restaurante. Dessa forma, foi feito o acompanhamento da geração de resíduos em um estabelecimento em Brasília durante 18 dias ao longo de 3 meses. A partir do diagnóstico obtido para o atual gerenciamento dos resíduos, foram elaboradas propostas práticas para a minimização da geração, em primeiro lugar, e posterior valorização dos resíduos impossíveis de não serem gerados, bem como a minimização dos rejeitos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons