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Título: Dosagem de misturas asfálticas recicladas a quente com asfalto fresado
Autor(es): Carvalho, André Luís
Orientador(es): Farias, Márcio Muniz de
Assunto: Pavimentos de asfalto
Cimento
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 9-Out-2018
Referência: CARVALHO, André Luís. Dosagem de misturas asfálticas recicladas a quente com asfalto fresado. 2018. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A crise do petróleo no século XX gerou uma busca por formas mais econômicas e sustentáveis de se confeccionar revestimentos asfálticos. Uma das soluções encontradas foi a reciclagem do concreto asfáltico já existente no local ou derivado de outras estradas fresadas. No Distrito Federal, o método de reciclagem ainda é baseado no empirismo que, muitas vezes, não produz misturas satisfatórias quando submetidas a ensaios de avaliação mecânica. Em tal contexto, foram três as direções principais seguidas no presente estudo: caracterização do material fresado coletado em obra de infraestrutura no Trevo de Triagem Norte, Brasília -DF, segundo ensaios realizados com seu ligante (viscosidade, densidade, ponto de amolecimento, penetração) e com seus agregados (granulometria, densidade real, absorção); avaliação comparativa de desempenho entre os métodos de extração de ligante por ignição em forno mufla e por centrifugação em rotarex; dosagem de misturas asfálticas recicladas a quente (MARQ) pelo método marshall com a incorporação, ao fresado, de materiais virgens previamente caracterizados. Segundo análise de desempenho dos dois métodos extrativos de ligante, foi verificado que, durante o processo de centrifugação, há uma perda elevada de agregado miúdo e fino em comparação ao agregado perdido durante a realização da ignição em mufla, o que acarreta um aumento excessivo no teor de ligante aferido por aquele. Os resultados da caracterização apontaram a necessidade de correção da curva granulométrica do agregado fresado para adequações à curva de dosagem C normatizada. Com o acréscimo de agregados e de ligantes virgens ao conjunto, segundo cálculos propostos pelo Asphalt Institute e após correções no teor de ligante novo incorporado, as misturas recicladas dosadas atenderam às exigências de parâmetros físicos e de estabilidade para sua utilização em capa de camada de rolamento de um pavimento flexível.
Abstract: The oil crisis in the twentieth century has generated a search for new, more economical and more sustainable ways of making an asphalt coating. One of the solutions found was to recycle existing asphalt concrete on site or derived from other milled roads. In Federal District, Brazil, the recycling method is still based on empiricism and often does not produce satisfactory mixtures when these are subjected to mechanical testing. In this scenery, the three main directions followed in the present study were: characterization of the milled material collected at the Trevo de Triagem Norte, Brasília -DF, according to tests performed with its binder (viscosity, density, softening point, penetration) and its aggregates (grain size, actual density, absorption); comparative performance evaluation between methods of binder extraction by ignition in muffle furnace and by rotarex centrifugation; dosing of hot recycled asphalt mixtures by marshall method with the incorporation of previously characterized virgin materials on RAP. According to the performance analysis of the two extractive methods of binder, it was verified that during the centrifugation process there is a high loss of small and fine aggregate, in comparison to the aggregate lost during the ignition in muffle, which causes an excessive increase in the content of the binder measured by that. The results of the characterization indicated the need of correction of the granulometric curve of the RAP for adjustments to the normalized C dosage curve. With the addition of aggregates and virgin binders to the set, according to calculations proposed by the Asphalt Institute and after corrections in the incorporated new binder content, the recycled mixtures dosed met the requirements of physical parameters and stability for its use in the surface course of a flexible pavement.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
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