Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20789
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PedroGabrielDeOliveiraAraujo_tcc.pdf4,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Geração de carta de aptidão geotécnica para fins de ocupação urbana do setor habitacional Bernardo Sayão
Autor(es): Araújo, Pedro Gabriel de Oliveira
Orientador(es): Azevedo, George Fernandes
Coorientador(es): Cordão Neto, Manoel Porfírio
Assunto: Taludes (Mecânica do solo)
Deslizamento (Geologia)
Acidentes geológicos
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 8-Out-2018
Referência: ARAÚJO, Pedro Gabriel de Oliveira. Geração de carta de aptidão geotécnica para fins de ocupação urbana do setor habitacional Bernardo Sayão. 2018. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A aptidão geotécnica se mostra como importante parâmetro quando se trata de delimitação de área em que há possibilidade de ocupação sem perigo de acidente geológico urbano e, nesse sentido, se torna necessária a classificação de ameaça geotécnica ligada à susceptibilidade, à inundação e à ocorrência de deslizamentos. Neste trabalho busca-se a definição da declividade e da área passível à ocorrência de inundação utilizando-se do modelo numérico de terreno e da superfície freática; para a determinação das áreas com tendência à ocorrência de acúmulo de água, para tanto é realizada categorização da grade numérica da diferença entre a topografia e a configuração do nível freático obtido através de leituras periódicas em piezômetros instalados na área de estudo. Considerou-se na interpretação dos resultados a premissa de que quanto mais próximo da superfície se encontra o freático, mais o solo se encontra em condições de saturação. Como forma de determinação da probabilidade de desenvolvimento de eventos de movimentos de massa foram analisados parâmetros de resistência do solo da região, obtido mediante ensaios laboratoriais e a hidrografia. Uma vez que foram estabelecidos os planos de informação para a declividade, probabilidade de ruptura e susceptibilidade à inundação obtém-se a Carta de Aptidão Geotécnica. Por fim, é possível realizar análise que serve como suporte para a tomada de decisão quando da definição da área passível à ocupação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons