Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20766
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JoaoGabrielDaSilvaSouza_tcc.pdf10,66 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMuñoz Meneses, Rodrigo Arbey-
dc.contributor.authorSouza, João Gabriel da Silva-
dc.identifier.citationSOUZA, João Gabriel da Silva. Influência do tratamento criogênico no desgaste abrasivo do aço SAE 4340. 2018. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO aço SAE 4340 é muito utilizado na indústria automotiva e aeronáutica em aplicações mecânicas que estão expostas à condições severas, como eixos, engrenagens e trem de pouso. O atrito gerado pelo contato relativo desses componentes com outras superfícies acarreta no surgimento do desgaste. Se o desgaste é provocado por partículas duras (fixa ou móvel), é chamado de desgaste abrasivo. Este trabalho realizou ensaios de desgaste abrasivo do tipo Bloco sobre anel (block on ring), definido pela norma ASMT 77-98, para estudar a influência do tratamento criogênico no desgaste abrasivo do aço SAE 4340. Utilizou-se oito amostras que foram divididas em quatro grupos, como recebido (CR), tratamento convencional de têmpera com revenimento (TC), Tratamento Criogênico Profundo imerso por 15h (TCP15h) e Tratamento Criogênico Profundo imerso por 24h (TCP24h). Para a realização do ensaio foram escolhidos parâmetros de tempo, em segundos, (130, 260, 390, 520, 650), carga (5 N e 10 N), abrasivo (Rebolo de metal duro com granulometria 120) e rotação (35 rpm). Os resultados obtidos pelo ensaio de desgaste abrasivo mostraram que as amostras do grupo TCP15h apresentaram menor quantidade de volume perdido, para todo os tempos de ensaio. Enquanto que as amostras do grupo TCP24h apresentaram maior facilidade na transição dos micromecanismos de desgaste. Apesar da literatura encontrar incertezas à respeito da influência do tratamento criogênico, os resultados obtidos a partir deste trabalho mostraram que quando o tratamento é feito em tempo de imersão abaixo de 24 horas torna-se mais eficiente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMetais - efeito da temperaturapt_BR
dc.subject.keywordDeformações e tensõespt_BR
dc.titleInfluência do tratamento criogênico no desgaste abrasivo do aço SAE 4340pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-10-04T14:30:00Z-
dc.date.available2018-10-04T14:30:00Z-
dc.date.submitted2018-07-13-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20766-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoCueva Galárraga, Edison Gustavo-
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons