Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2076
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaGabrielaAndradeLimadaSilvaLeite.pdf2,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diferenciação da cultura e seu impacto no clima organizacional de uma empresa do ramo de bebidas
Autor(es): Leite, Maria Gabriela Andrade Lima da Silva
Orientador(es): Barem, Débora Dorneles
Assunto: Clima organizacional
Cultura organizacional
Administração de pessoal
Data de apresentação: 13-Jul-2011
Data de publicação: 16-Out-2011
Referência: LEITE, Maria Gabriela Andrade Lima da Silva. Diferenciação da cultura e seu impacto no clima organizacional de uma empresa do ramo de bebidas. 2011. 87 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar o clima organizacional de uma grande empresa entre áreas com diferentes níveis de percepção de cultura organizacional. O clima são as percepções dos indivíduos sobre práticas e procedimentos da organização. Os fatores definidos, pelo instrumento de pesquisa utilizado, para avaliar o clima foram: apoio da chefia e da organização, recompensa, controle/pressão e coesão entre colegas. A metodologia de pesquisa foi dividida em dois momentos. O primeiro foi de análise de dados secundários de uma pesquisa de cultura organizacional feita na mesma empresa anteriormente. Esta pesquisa teve como objetivo comparar a percepção de cultura organizacional entre profissionais da área fim e de suporte de uma empresa de grande porte. O segundo momento foi uma pesquisa quantitativa para diagnosticar a percepção de clima na empresa. O questionário utilizado foi validado cientificamente por Martins et al. (2004). A população era de 200 funcionários, divididos entre as áreas da empresa: vendas, recursos humanos, administrativo financeiro, marketing e logística, sendo que 90 deles participaram da pesquisa. As análises estatísticas utilizadas foram a média e o desvio padrão. Nessa analise foram encontrados os fatores controle/pressão e apoio da chefia e da organização como sendo os mais percebidos pelos funcionários no seu dia-a-dia. Depois disso foram relacionadas as áreas com cada fator do clima e compradas com os resultados obtidos na pesquisa de cultura organizacional (dados secundários) para alcance do objetivo do estudo. Nessa analise foram vistas relações entre o clima e a cultura em apenas algumas áreas da empresa nas demais foram analisadas outros tipos de relações.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons