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dc.contributor.advisorBarem, Débora Dorneles-
dc.contributor.authorLeite, Maria Gabriela Andrade Lima da Silva-
dc.identifier.citationLEITE, Maria Gabriela Andrade Lima da Silva. Diferenciação da cultura e seu impacto no clima organizacional de uma empresa do ramo de bebidas. 2011. 87 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo identificar o clima organizacional de uma grande empresa entre áreas com diferentes níveis de percepção de cultura organizacional. O clima são as percepções dos indivíduos sobre práticas e procedimentos da organização. Os fatores definidos, pelo instrumento de pesquisa utilizado, para avaliar o clima foram: apoio da chefia e da organização, recompensa, controle/pressão e coesão entre colegas. A metodologia de pesquisa foi dividida em dois momentos. O primeiro foi de análise de dados secundários de uma pesquisa de cultura organizacional feita na mesma empresa anteriormente. Esta pesquisa teve como objetivo comparar a percepção de cultura organizacional entre profissionais da área fim e de suporte de uma empresa de grande porte. O segundo momento foi uma pesquisa quantitativa para diagnosticar a percepção de clima na empresa. O questionário utilizado foi validado cientificamente por Martins et al. (2004). A população era de 200 funcionários, divididos entre as áreas da empresa: vendas, recursos humanos, administrativo financeiro, marketing e logística, sendo que 90 deles participaram da pesquisa. As análises estatísticas utilizadas foram a média e o desvio padrão. Nessa analise foram encontrados os fatores controle/pressão e apoio da chefia e da organização como sendo os mais percebidos pelos funcionários no seu dia-a-dia. Depois disso foram relacionadas as áreas com cada fator do clima e compradas com os resultados obtidos na pesquisa de cultura organizacional (dados secundários) para alcance do objetivo do estudo. Nessa analise foram vistas relações entre o clima e a cultura em apenas algumas áreas da empresa nas demais foram analisadas outros tipos de relações.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordClima organizacionalen
dc.subject.keywordCultura organizacionalen
dc.subject.keywordAdministração de pessoalen
dc.titleDiferenciação da cultura e seu impacto no clima organizacional de uma empresa do ramo de bebidasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2011-10-16T18:54:20Z-
dc.date.available2011-10-16T18:54:20Z-
dc.date.issued2011-10-16T18:54:20Z-
dc.date.submitted2011-07-13-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2076-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2076-
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