Título: | A influência do estilo de vida alimentar nos diferentes atributos motivadores para o consumo de alimentos orgânicos |
Autor(es): | Curcio, Mariana Pires da Silva |
Orientador(es): | Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
Assunto: | Produtos orgânicos Alimentação saudável Hábitos alimentares |
Data de apresentação: | 3-Jul-2018 |
Data de publicação: | 2-Out-2018 |
Referência: | CURCIO, Mariana Pires da Silva. A influência do estilo de vida alimentar nos diferentes atributos motivadores para o consumo de alimentos orgânicos. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar e identificar a influência dos estilos de vida dos
consumidores de alimentos orgânicos nos atributos motivadores de seu consumo.
Foi feita uma revisão teórica com o propósito de explorar os conceitos sobre os
temas abordados na pesquisa: atributos motivadores que influenciam no consumo
de orgânicos e estilos de vida. Juntamente com a revisão sobre os atributos
motivadores, foram identificados 5 fatores para serem estudados, o Conteúdo
nutricional, Conteúdo natural, Bem-estar ecológico, Apelo sensorial e Preço. A
pesquisa foi quantitativa, de cunho descritivo, com corte transversal. A plataforma
utilizada para a coleta dos dados foi o Google Forms, que totalizou 177 respostas
válidas. O questionário contou com 76 itens, incluindo a escala Food-Related
Lifestyle de Brunsø e Grunert (1993) e a escala de Lee (2015) sobre os atributos
motivadores. A análise dos dados foi feita por meio da Análise da Estatística
Descritiva e da análise da Correlação e Regressão Múltipla Linear. Os resultados
mostraram que o estilo de vida influencia principalmente, o conteúdo nutricional,
seguido por bem-estar ecológico e conteúdo natural. E, ao contrário do que se
esperava, o preço foi o menos influenciado. Com relação aos estilos de vida, dentre
os 10 fatores que compõem o estilo de vida alimentar, apenas os fatores
“Preferência em relação a compra e consumo de alimentos” e “Sabor” foram os que
tiveram a maior ocorrência, ou seja, exerceram a maior influência, influenciando
tanto o atributo motivador conteúdo nutricional, quanto o natural. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018. |
Aparece na Coleção: | Administração
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