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Título: A influência do estilo de vida alimentar nos diferentes atributos motivadores para o consumo de alimentos orgânicos
Autor(es): Curcio, Mariana Pires da Silva
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Produtos orgânicos
Alimentação saudável
Hábitos alimentares
Data de apresentação: 3-Jul-2018
Data de publicação: 2-Out-2018
Referência: CURCIO, Mariana Pires da Silva. A influência do estilo de vida alimentar nos diferentes atributos motivadores para o consumo de alimentos orgânicos. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar e identificar a influência dos estilos de vida dos consumidores de alimentos orgânicos nos atributos motivadores de seu consumo. Foi feita uma revisão teórica com o propósito de explorar os conceitos sobre os temas abordados na pesquisa: atributos motivadores que influenciam no consumo de orgânicos e estilos de vida. Juntamente com a revisão sobre os atributos motivadores, foram identificados 5 fatores para serem estudados, o Conteúdo nutricional, Conteúdo natural, Bem-estar ecológico, Apelo sensorial e Preço. A pesquisa foi quantitativa, de cunho descritivo, com corte transversal. A plataforma utilizada para a coleta dos dados foi o Google Forms, que totalizou 177 respostas válidas. O questionário contou com 76 itens, incluindo a escala Food-Related Lifestyle de Brunsø e Grunert (1993) e a escala de Lee (2015) sobre os atributos motivadores. A análise dos dados foi feita por meio da Análise da Estatística Descritiva e da análise da Correlação e Regressão Múltipla Linear. Os resultados mostraram que o estilo de vida influencia principalmente, o conteúdo nutricional, seguido por bem-estar ecológico e conteúdo natural. E, ao contrário do que se esperava, o preço foi o menos influenciado. Com relação aos estilos de vida, dentre os 10 fatores que compõem o estilo de vida alimentar, apenas os fatores “Preferência em relação a compra e consumo de alimentos” e “Sabor” foram os que tiveram a maior ocorrência, ou seja, exerceram a maior influência, influenciando tanto o atributo motivador conteúdo nutricional, quanto o natural.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
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